Kantar analisa as principais transformações e as tendências de comportamento do consumidor durante e pós-quarentena
A Kantar IBOPE Media vem acompanhando as mudanças de consumo e os impactos da quarentena na rotina das pessoas desde o início do isolamento social. Ontem (9), a companhia divulgou mais um artigo, no qual aponta tendências de comportamento no pós-quarentena.
De acordo com a empresa, o consumo de bebidas alcoólicas migrou para dentro de casa, assim como cozinhar passou a ser uma atividade mais frequente. Como opção, os pedidos delivery e as compras online ganharam mais força, assim como um interesse ainda maior pelos noticiários da TV e do rádio, além de conteúdos via streaming, como podcasts e músicas.
A Kantar acredita que as lives também são uma tendência que ganharam verdadeiras legiões de fãs, e que devem seguir no ‘novo normal’, pós-quarentena.
Rádio
No mês de maio, a oitava edição doKantar Thermometer divulgada no dia 15 de maio, apontou que o consumo do meio permaneceu constante, mesmo com a mudança na rotina das pessoas.
A Kantar comparou os dados de consumo de 2020 com o mesmo período do ano anterior:
Foto: Oitava edição do Kantar Thermometer estão disponíveis no site https://br.kantar.com/covid-19/, que traz atualizações frequentes sobre os impactos do novo coronavírus.
Lives
Das 216 lives analisadas nos finais de semana entre 25 de abril e 31 de maio, a Kantar constatou que as que tiveram seu conteúdo transmitido em outros meios, que não somente o digital, tiveram repercussão 2,6 vezes maior.
Um outro levantamento exclusivo da Kantar IBOPE Media mostra que em 64 lives analisadas, nos três finais de semana entre 25 de abril e 10 de maio, 60 delas tiveram algum tipo de ação, com destaque para as marcas de cerveja, meios de pagamentos digitais e varejo.
“Essa estratégia por parte das marcas tem tudo para ser dar certo e se tornar uma tendência daqui para frente. O uso dos QR codes também foi ampliado e popularizado e a TV pode agora explorar sua vocação interativa e digital”, afirma a Kantar.
Ainda de acorco com a análise, o conteúdo foi tão bem recebido pela população em isolamento social, que as rádios e alguns canais de TV aberta e por assinatura passaram a transmitir as lives em suas programações. Depois do grande “boom” observado nas primeiras semanas da quarentena, as lives passaram a ter sua audiência estável, assim, como a repercussão sobre elas no Twitter.
“Isso que indica que, ainda que expressivo, o engajamento pode já ter passado do seu auge”, aposta De acordo com dados divulgados na nona edição do (estudo que analisa os impactos do Covid-19 no comportamento dos consumidores), as 61 lives monitoradas de 22 a 24 de maio geraram:
Aplicativos
O TikTok já é o aplicativo da quarentena, com mais de 2 bilhões de downloads em todo o mundo. Os apps de lives, como o Zoom e o Twitch também aparecem como os mais buscados.
“O consumidor multiconectado também tem preferido diversificar suas opções e, com esse novo cenário, cresce também a necessidade de métricas cross media capaz de oferecer aos anunciantes comparabilidade. É importante identificar o indivíduo aonde ele estiver” afirma a Kantar.