Uma YouTuber coreana foi condenada a 2 anos de encarceramento após ser processada por diversas empresas e idols de k-pop. Conhecida como Sojang, a mulher passou anos difamando uma série de artistas, entre eles a cantora Wonyoung, do grupo IVE. Entenda o caso!
LEIA MAIS
- BTS conquista recorde inédito no K-pop com “Dynamite”; saiba qual
- K-pop: Seventeen supera o BTS como uma ‘marca mais forte’ na Coreia do Sul
- 10 músicas de K-pop que completam 10 anos em 2025!
- K-pop: Jimin, do BTS, quebra mais um recorde com o single “Who”
Park, nome verdadeiro de Sojang, é uma mulher de 36 anos que atraiu atenção dos fãs de k-pop após publicar diversos vídeos em seu canal no YouTube espalhando rumores e inverdades sobre celebridades e influenciadores da Coreia do Sul. Esses vídeos incluíam áudios manipulados, trechos editados e alegações falsas. Muitos continham comentários ofensivos e de body-shaming.
De acordo com os autos do processo contra Park, através de seu canal, que está no ar desde 2021, ela faturava cerca de 171 mil dólares em lucros por meio de receita de anúncios e assinaturas pagas. Hoje, a YouTuber foi condenada a dois anos de prisão com três anos de liberdade condicional pelo Tribunal Distrital de Incheon.
A Juíza Presidente, Kim Sat Byeol, indiciou Park sob a Lei de Promoção da Utilização da Rede de Informação e Comunicação e Proteção de Informações por difamar sete celebridades e influenciadores. As vítimas incluíram Wonyoung do IVE, Jungkook e V do BTS, e o cantor Kang Daniel. Ao proferir a sentença, a juíza Kim ainda enfatizou a gravidade dos casos de difamação, destacando que “a ré difamou repetidamente celebridades famosas e publicou conteúdo provocativo em seu canal no YouTube, obtendo lucros consideráveis. Por isso, sua culpa é grave.”
Embora o crime tenha sido considerado grave, o tribunal também levou em consideração que Park admitiu seus erros e estava refletindo sobre suas ações. A sentença também considerou que Park já havia pago cerca de 13.700 dólares em indenizações para Wonyoung e cerca de 41.100 dólares para as outras vítimas.
Fãs de K-pop estão comemorando a decisão através das redes sociais, confira:
Sojang, a Youtuber que fez difamações contra a KARINA, foi condenada a 2 anos de prisão, 3 anos de liberdade condicional e a pagar 200 milhões de wons sob uma ação movida pela Wonyoung, integrante do IVE.
A SM Entertainment também processou Sojang, solicitando uma sentença de… pic.twitter.com/FalkaPad16
— info aespa (@infoaespabr) January 15, 2025
não sou fã mas aqui estou comemorando essa conquista da diva wonyoung vai tomar no cu sojang https://t.co/hueMSjOgzQ
— k★mi (@rukadrip) January 15, 2025
A Youtuber ‘Sojang’ foi condenada à prisão com liberdade condicional por difamação contra celebridades. Entre elas, Junkook e Taehyung do BTS.
Hoje, 15 de janeiro, o Tribunal Distrital de Incheon condenou Park a dois anos de prisão com uma liberdade condicional de três anos e… pic.twitter.com/ACi3PK4yRT
— Quasar — BTS (@quasarbts) January 15, 2025
A youtuber Sojang foi condenada a 2 anos de prisão, 3 anos de liberdade condicional e a pagar 200 milhões de wons em restituição por acusações de difamação a Wonyoung (IVE). pic.twitter.com/aMHw1yMqve
— Nunca Pause o MV (@npomvtt) January 15, 2025
LEIA MAIS
- 8 grupos rookie de k-pop para ficar de olho em 2025
- NewJeans: Veja a tradução do comunicado da ADOR sobre nova liminar contra o grupo
- K-pop: NewJeans abre novo perfil no Instagram e muda bio após controvérsia entre fãs
Conheça alguns dos processos civis e criminais enfrentados por Sojang:
• Jang Wonyoung entrou com uma ação de danos no valor de 1 bilhão de won (cerca de 687 mil dólares), com o tribunal ordenando o pagamento do valor total em janeiro. Park recorreu da decisão.
• Processos separados dos membros do BTS, V e Jungkook, estão em andamento.
• Kang Daniel ganhou 30 milhões de won (cerca de 21 mil dólares) em indenizações em um primeiro julgamento, do qual Park também recorreu.
• A SM Entertainment também apresentou acusações relacionadas à difamação de Suho, do EXO, e do aespa.