Formado por Jia, Kelly, Mire, Songsun, Jinha, Hyunbin e Soeun em fevereiro de 2021, o TRI.BE é um dos grupos que integram a nova geração do K-Pop! São poucos meses desde o debut, elas acabaram de lançar seu segundo single álbum “CONMIGO“, mas o talento já ficou evidente. Em sua primeira entrevista para o Brasil, as artistas conversaram com o POPline sobre seus projetos, inspirações, vida antes da fama e, como não poderia faltar, relação com os fãs brasileiros!
TRI.BE fez sua estreia no dia 17 de fevereiro e tem dois nomes fortes por trás de seu trabalho: o produtor e compositor Shinsadong Tiger (do MOMOLAND e do EXID) e a gravadora Universal Music, que juntos têm como objetivo promover o grupo não apenas na Coreia do Sul, mas também fora do país pela força da Universal Music.
O primeiro single álbum do grupo se chama “TRI.BE Da Loca” e conta com duas músicas, “Loca” e “DOOM DOOM TA“. Já o mais recente, liberado no dia 18 de maio, se chama “CONMINGO” e entrega “RUB-A-DUM” e “LORO“.
Atualmente as artistas somam mais de 266 mil ouvintes no Spotify, além de 25.423.977 milhões de visualizações no YouTube — só o MV de “RUB-A-DUM” já bateu 11,6 milhões. Tudo graças aos fãs, intitulados como TRUE.
O nome TRI.BE, inclusive, vem da combinação das palavras “triângulo”, que significa a forma mais perfeita, e “ser”, levando ao slogan: “Somos perfeitos como somos“. O grupo transmite a mensagem de amo próprio e confiança, refletindo o conceito chave de “Girl Swag“.
A seguir, confira a primeira entrevista do TRI.BE para o Brasil!
POPLINE — O que faz o TRI.BE se destacar como um grupo feminino?
JINHA — “O que nos diferencia de outros grupos é que somos muito novas e por estarmos em um ‘rookie group’ temos grande potencial.”
POPLINE — Seu segundo single álbum se chama “CONMIGO” e as canções também têm algumas características latinas. Por que vocês escolheram usar a língua espanhola em seu comeback?
SOEUN — “O nome ‘CONMIGO’ veio na verdade de uma decisão do nosso produtor. Ele é um grande fã da série da Netflix ‘Casa de Papel’ e na série, sempre quando os personagens fazem grandes roubos ou crimes, eles dizem: ‘Conmigo, conmigo’ e nosso produtor ficou curioso sobre o que isso significava e descobriu que significa ‘comigo’. Ele disse que queria incorporar esse termo no comeback, como se significasse ‘venha e tente de novo, divirta-se com a gente’ e é por isso que o álbum se chama ‘CONMIGO’. Nosso produtor escolheu a língua espanhola porque ele gosta e é muito bonita de se ouvir.”
POPLINE — O MV de “RUB-A-DUM” é muito visual, com cores vibrantes que se destacam e ao mesmo tempo combinam com as locações do vídeo. De onde veio a inspiração para este conceito?
SONGSUN — “Se você ouvir ‘RUB-A-DUM’ vai ver que a música tem uma ‘vibe’ bem festiva, então para combinar com o estilo musical nós usamos muitas cores nos sets. E uma coisa que fizemos diferente em comparação com o último lançamento foi a escolha da cor de nossos cabelos.”
JINHA — “Não só a cor do cabelo, mas para o set do MV nós gravamos muito ao ar livre porque ‘RUB-A-DUM’ é uma música para o verão e, como você pode ver, nossas roupas também são bem coloridas.”
POPLINE — Vocês tem alguma história engraçada ou curiosa dos bastidores do MV de “RUB-A-DUM” que poderiam compartilhar conosco?
KELLY — No MV nós temos uma cena em que jogamos algumas comidas para o alto e ficou um cheiro de queijo, então foi bem engraçado.
MIRE — “Na mesma cena eu seguro um taco de baseball e acabei quebrando uma das lâmpadas do set”.
POPLINE — Como é ser um rookie group na indústria do K-Pop?
JIA — “Estar nessa posição na indústria do K-Pop nos faz aprender com artistas mais experientes que já estão na indústria há um tempo. Então ser um rookie group nos permite aprender com tudo e todos”
MIRE — “Honestamente falando, por sermos rookies nem todas as pessoas nos comparam com outros grupos. Mas esta posição nos faz tentar ainda mais para fazermos as pessoas nos conhecerem.”
POPLINE — Como eram suas vidas antes de se tornarem idols?
SONGSUN — “Ser uma trainee é bem difícil porque você precisa abrir mão de coisas muito normais, você precisa estar praticando sempre. Para mim foi um período muito difícil, mas acredito que essa é o motivo pelo qual consegui chegar até aqui porque é um processo de aprendizado”
SOEUN — O tradutor disse que ela falou coisas parecidas com a anterior e depois acrescentou: “Mas mesmo passando por um momento difícil, eu acredito que esse período como trainee é sempre importante para qualquer um que quer se tornar um artista porque é uma experiência onde você pode aprender bastante”.
KELLY — “Como trainees nós sempre acordávamos pela manhã e íamos para a academia treinar. Depois seguíamos para nossa agência para praticar por duas ou três horas até o almoço, também tínhamos aulas de linguagem e aulas vocais. De noite nós também tínhamos aulas de dança e depois disso sempre ficávamos até tarde da noite praticando para melhorarmos nossa performance”.
POPLINE — O que vocês gostam de fazer no tempo livre?
SOEUN — “Eu sou a gamer do grupo, gosto de jogar alguns games junto com as meninas”.
MIRE — “Eu gosto de dormir e fazer alguns hoobies da vida normal mesmo”.
POPLINE — Vocês já ouviram alguma coisa sobre o Brasil que acharam realmente legal ou interessante? Vocês sabem alguma coisa sobre a cultura brasileira?
SOEUN — “Samba!”
HYUNBIN — “Eu sei que as pessoas do Brasil são muito animadas, gostam de festivais e são bem apaixonadas!
MIRE — “Sim, os brasileiros também amam futebol!”
SOEUN — “Eu sei que eles gostam de festas e já ouvi falar de um grande festival que acontece uma vez por ano no Rio de Janeiro!”
POPLINE — Aqui no Brasil vocês já têm uma base de fãs! Vocês querem vir? Como vocês acham que seriam os shows aqui?
JINHA — “Se o Brasil está nos chamando, então estamos prontas. Mas considerando a atual situação da pandemia e a dificuldade de viajar, ficamos muito tristes por só podermos conhecer os fãs através da internet no momento. Mas assim que isso acabar estaremos prontas para ir!”
MIRE — “Nós sabemos que os fãs do Brasil são muito apaixonados, amam festejar e se divertir. Queremos muito subir no palco com vocês para nos divertirmos talvez duas ou três vezes mais!”
POPLINE — Gostariam de deixar uma mensagem aos seus fãs brasileiros?
KELLY — “Nós queremos muito conhecer nossos fãs brasileiros em algum momento depois da pandemia! Muito obrigada por todo amor e apoio e esperamos ver vocês em breve! Amamos vocês!”