Mais pessoas estão interessadas em aprender coreano no Brasil. É o que aponta o relatório Duolingo Language Report, desenvolvido pelo aplicativo educacional mais baixado do mundo, Duolingo. O coreano cresceu no país por conta do boom do K-Pop.
O interesse por grupos como BTS e BLACKPINK faz com que os fãs queiram aprender o idioma. Além das músicas, é comum os fãs de K-Pop se interessarem também por K-dramas (séries dramáticas coreanas) e de filmes coreanos. Vale lembrar que “Parasita” ganhou o Oscar de filme do ano.
Segundo o Duolingo, o coreano foi a segunda língua que mais cresceu mundialmente nos últimos anos. No Brasil, também ficou em 2º lugar no Top 5, que traz hindi, turco, japonês e russo.
BTS lançou curso gratuito de coreano para iniciantes
No ano passado, o BTS lançou um curso gratuito de coreano em parceria com a plataforma Weverse. O “Learn Korean With BTS” teve 30 aulas de três minutos cada, voltadas para iniciantes no idioma.
Segundo a produtora Big Hit Entertainment, o intuito era quebrar a barreira idiomática para os fãs do mundo inteiro, que amam as músicas e os conteúdos do BTS – em coreano. A Big Hit, inclusive, planeja fazer mais programas educativas como esse, com seus outros artistas, como Tomorrow x Together e GFRiend.
Veja um pouco de como era o curso:
BTS já recebeu homenagem do presidente da Coreia do Sul
Em 2018, o grupo BTS recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, dada pelo presidente sul-coreano Moon Jae In. Um dos motivos foi justamente a disseminação do coreano pelo mundo.
“O BTS não está apenas disseminando músicas em coreano para muitos jovens em outros países, como também está disseminando o Hangul [nome do alfabeto coreano]”, disse o Primeiro Ministro Lee Nak Yeon.
Recentemente, o grupo alcançou o topo da parada de singles dos Estados Unidos cantando em coreano em “Life Goes On”.