O grupo de K-Pop BTS completou 210 semanas em 1º lugar na parada Social 50 da Billboard. Nenhum outro artista chegou a esse número até hoje. O grupo havia quebrado o recorde de permanência no topo do ranking em março de 2020 e estendeu o recorde por mais de 46 semanas, imbatível. É líder absoluto.
A parada Social 50 leva em conta a movimentação e o engajamento nas redes sociais, e é válida para artistas do mundo inteiro. São levados em consideração Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Wikipedia. A metodologia leva em conta aumento de seguidores, quantidade de menções, comentários e curtidas.
Antes do BTS, Justin Bieber dominava a Social 50
O BTS estreou na parada em outubro de 2016. Já passou 219 semanas no ranking e apenas nove delas fora do 1º lugar. É sintomático de uma época. O grupo foi o primeiro na história a passar 100 semanas direto no topo, 150 semanas e também 200 semanas. Ele liderou a Social 50 por 2018, 2019 e 2020 inteiros.
Antes do BTS, o recordista da Social 50 era Justin Bieber. O cantor era o reizinho das redes sociais por conta da “biebermania”. Mas os fãs dele cresceram e o alvoroço acalmou. Na atualização mais recente da lista, Justin Bieber aparece em 40º lugar.
BTS recebe primeiro certificado de platina dupla nos EUA
O grupo BTS agora tem um single certificado como platina dupla nos Estados Unidos. “Dynamite”, primeira aposta em inglês do boygroup de K-Pop, ultrapassou a marca de dois milhões de cópias comercializadas no país, de acordo com a RIAA – Associação da Indústria Fonográfica da América.
As certificações consideram tanto vendas quanto streams. Uma unidade equivale a um download pago ou a 150 streams de áudio ou vídeo.
“Dynamite” rendeu muitas conquistas ao BTS. Foi com essa música também que o grupo alcançou o topo da Billboard Hot 100 e recebeu sua primeira indicação ao Grammy Awards, concorrendo como Melhor Performance Pop de Dupla ou Grupo.