(Foto: Reprodução Internet)
in ,

K-Pop: 4ª geração dita novo ritmo de interação entre idols e fãs

Grupos como TXT, Stray Kids, (G)i-dle e ATEEZ são muitos mais ativos nas redes, aponta análise

Em parceria com a empresa de dados K-Pop Radar, o Twitter fez um estudo que analisou o uso da plataforma pelas várias gerações de artistas do K-Pop e descobriu que o serviço é uma das ferramentas mais importantes na comunicação entre eles e os fãs!

O grupo ATEEZ (Foto: Reprodução Internet)

Para a pesquisa, foram analisados 69 artistas do gênero, com mais de 300 mil seguidores cada, separados por gerações — a história do gênero sul-coreano é dividida em fases determinadas pelo período e também pelas características específicas na musicalidade e nas danças.

Os grupos da quarta geração de K-Pop se provaram os mais ativos no Twitter e tiveram uma média total de 323 Tweets antes mesmo de fazerem suas estreias globais. Esse fator pode ser fundamental para o sucesso dos artistas mais novos que estão entrando no mercado internacional mais cedo e realizando seus primeiros shows no exterior 13 meses antes dos artistas da geração anterior.

O modo com que esses artistas usam o Twitter mudou drasticamente com o tempo. Excluindo a primeira geração, que estava ativa antes do lançamento da plataforma, as estrelas do K-Pop participam cada vez mais de conversas no serviço.

Por exemplo, a segunda geração Tweetou, em média, pouco mais de uma vez por dia. A terceira aumentou o ritmo, Tweetando diariamente 3,5 vezes em média e, por fim, a quarta geração, mais ativa, chega a Tweetar 7 vezes por dia, o dobro da anterior.

Além disso, essas bandas estão usando o Twitter cada vez mais cedo. Enquanto estrelas da segunda geração Tweetaram pela primeira vez, em média, 1.154 dias após a sua estreia, artistas da terceira geração entraram no Twitter muito mais cedo: somente 132 dias depois de começarem.

Já artistas da quarta geração deram um passo à frente nesta tendência: agora, as bandas estão Tweetando, em média, 116 dias antes mesmo de debutar como grupo.

“A comunicação direta com fãs globais pelo Twitter se tornou uma fórmula de sucesso para artistas do K-Pop”, comenta Yeon Jeong Kim, diretora de parcerias globais de conteúdo de K-Pop & K-Content do Twitter, que liderou esta análise.

“Quando o BTS, um grupo de terceira geração, teve conversas em tempo real com a sua ARMY global, foi um exemplo para a próxima tornar isso uma característica de seu envolvimento com os fãs. Artistas de quarta geração, como THE BOYZ, Stray Kids, ATEEZ, TOMORROW X TOGETHER e ITZY, que usaram o Twitter como um canal de comunicação ativo antes mesmo de suas estreias, estão avançando para os palcos globais mais rápido do que as gerações anteriores, o que demonstra que a comunicação com base no digital tem um impacto significativo no crescimento de seus fãs”, afirma.

A pesquisa incluiu, entre outros, os seguintes artistas:

  • Segunda geração — TVXQ , Super Junior, Girls ’Generation, SHINee e 2PM.
  • Terceira geração — EXO, BTS, GOT7, MAMAMOO, Red Velvet, Monsta X, SEVENTEEN, SEVENTEEN, TWICE, NCT e BLACKPINK.
  • Quarta geração — THE BOYZ, Stray Kids, (G)I-dle, ATEEZ, ITZY, TOMORROW X TOGETHER, aespa e ENHYPEN.

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Carolina Stramasso

Raissa Barbosa surge chorando no Instagram e vai para hospital

BBB21 cancelados

Nego Di revela grupo no WhatsApp dos “cancelados” do BBB21