in ,

Juliette: Capa de “Falta de Atenção” é plágio ou referência a Marina Abramović?

Parte do público acusou Juliette de ter plagiado Anavitória, que também se inspirou em “Rest Energy”.

Juliette e "Rest Energy", performance de Marina Abramović & Ulay. (Foto: Instagram/@juliette)

Desde que Juliette anunciou a capa de “Falta de Atenção”, parceria com o Nattan, diversos usuários acusaram a cantora, mais uma vez, de plágio. Alguns, inclusive, disseram que a cantora plagiou o visualizer de “Ainda é Tempo”, de Anavitória. No entanto, a capa foi originalmente inspirada na obra de Marina Abramović. Sendo assim, é possível acusá-la de cópia?

Juliette e Nattan na capa de “Falta de Atenção”. (Foto: Instagram/@juliette)

LEIA MAIS:

Desde que as acusações começaram a surgir, Juliette vem sendo criticada por ter, supostamente, plagiado Anavitória. Mas, na verdade, a inspiração surgiu a partir de “Rest Energy”, performance de Marina Abramović & Ulay realizada em 1980. A assessoria da cantora, inclusive, confirmou que a referência tenha vindo da obra.

Para entender o assunto, é importante relembrar a diferença entre plágio e inspiração. No plágio, é feita a cópia de uma ideia, invenção, conceito, ou até mesmo produto – seja uma música, um filme, uma foto, uma pintura, etc – de outras pessoas. Essa determinação é dada quando a “nova criação” toma posse de algo que foi feito anteriormente por outro indivíduo, sem que seja demonstrando de onde veio aquela tal referência.

Enquanto isso, a inspiração parte de uma ideia já existente em busca de criar algo em cima daquilo. Nesse caso, a obra original serve como um “gatilho” para novos conceitos e, também, para incentivar a criatividade de quem é referenciado por ela.

Por mais que a capa de “Falta de Atenção” seja semelhante ao trabalho feito em 1980 por Marina Abramović & Ulay, que se tornou uma obra conhecida na cultura pop, é possível notar diferenças. É por isso que a equipe de Juliette garante que “Rest Energy” foi utilizada apenas como uma inspiração.

“Ressaltamos que as acusações de plágio são infundadas e estão sendo analisadas uma a uma pelo jurídico. O processo criativo buscou referenciar e homenagear a obra original sem reproduzi-la“, disse a equipe da artista em nota.

No entanto, a recorrência de trabalhos da cantora que receberam acusações de plágio na internet deve acender – ou já deveria ter acendido – um alerta para os próximos passos. Afinal, a cantora esteve envolvida em, ao menos, mais três acusações feitas por usuários nas redes sociais sobre o mesmo assunto.

Mas, e Anavitória?

Acontece que o visualizer de “Ainda é Tempo”, lançado em janeiro de 2021 pelo duo, também referencia a mesma obra da artista sérvia. À época, no entanto, as artistas não receberam a mesma onda de críticas que atingiu Juliette nos últimos dias.

No caso de Anavitória, a obra de Marina Abramović & Ulay também foi utilizada como inspiração. Assim como na capa Juliette e Nattan, o duo também modificou a ideia inicial. Originalmente, “Rest Energy” acontece em um estúdio. Enquanto isso, em “Ainda é Tempo”, as cantoras aparecem em uma praia.

Sendo assim, também é possível interpretar que a dupla Anavitória tenha se inspirado na obra original, assim como foi dito pela equipe de Juliette. Mas, agora, surge um novo questionamento: o que faz uma ser considerada plágio e a outra, não?