Tom Breihan, jornalista e editor do site Stereogum, fez um novo pronunciamento após escrever um artigo polêmico sobre o BTS. Ele alegou que o sucesso do grupo nos charts da Billboard teria sido manipulado, o que revoltou os fãs. Agora parece ter mudado de opinião e assumiu ter errado na publicação.
Na semana passada, o artigo em questão, “BTS And Their Fan Army Are Rendering The Pop Charts Useless“, foi recebido com reações negativas. Nele, Breihan analisou a ascensão do BTS nos charts da Billboard, começando com o single “Dynamite” e terminando com o novo sucesso “Butter“.
Embora Breihan reconhecesse o talento musical do BTS, ele afirmou que os esforços organizados dos fãs para aumentar a classificação do grupo nas paradas musicais tornaram os gráficos globalmente menos precisos.
“É frustrante ver um fenômeno como esse inflacionar as estatísticas, eliminando qualquer sentido de exatidão da forma como mantemos esses registros. […] A popularidade orgânica, força motriz por trás da música pop, mal parece existir. Em vez disso, as paradas pop estão se transformando em um campo de batalha para exércitos de fãs em guerra“.
Agora, depois da grande repercussão negativa, Breihan voltou atrás. Nesta segunda-feira (7) ele fez uma série de tweets no Twitter, assumindo “ter errado ao escrever o artigo”.
“Eu nunca faço isso, mas acho que estava errado em escrever o artigo, ou pelo menos estruturá-lo da maneira como eu fiz. Os gráficos da Billboard nunca, nunca foram intocáveis e sempre estiveram sujeitos a manipulação”.
I never do this, but I think I was wrong to write this piece, or at least to frame it the way I did. The Billboard charts have never, ever been sacrosanct, and they’ve always been subject to manipulation.
— Tom Breihan (@tombreihan) June 7, 2021
Ele afirmou que, tradicionalmente, a manipulação de gráficos acontece nas mãos de um selo de artista, mas no caso do BTS são “os fãs que fazem a manipulação”.
“A diferença com o BTS é que são os fãs que fazem a manipulação, não o selo. Eu realmente não entendo esse impulso, mas em uma era atomizada, é isso que está impulsionando a popularidade. O BTS tem o exército de fãs mais mobilizado e dedicado, e é por isso que eles estão ganhando“.
E, mesmo reconhecendo que as conquistas do BTS são “meio inspiradoras”, ele acha que “Butter” é uma “música ruim”.
“BTS agora tem um monte de hits #1 com praticamente nenhum suporte de rádio, e isso é meio inspirador, de certa forma. […] Eu acho que ‘Butter’ é uma canção ruim, um exemplo de composição cínica do comitê, e o fato de que o selo recebe um crédito é grosseiro. Mas muitas canções muito piores do que essa chegaram ao número 1“.
Nobody really deserves a #1 hit — deserve’s got nothing to do with it — but they’re playing the same game as everyone else, and they’re playing it better. BTS now have a bunch of #1 hits with virtually no radio support, and that’s kind of inspiring, in a way.
— Tom Breihan (@tombreihan) June 7, 2021
Mas, apesar das críticas que recebeu, Breihan não mudou as opiniões que expressou no artigo. Ao contrário, ele declarou que não está em posição de determinar quais canções devem ser classificadas número 1.
“Eu estava errado”, disse ele, em seu último tweet sobre o assunto. “Bom trabalho, BTS“.
I’m sick of talking about this now, so I’m not gonna be engaging in whoever shows up in my mentions, but there it is. I was wrong. Good job, BTS.
— Tom Breihan (@tombreihan) June 7, 2021