Quem sai do cinema sem ver os créditos finais de “Jogos Mortais X”perde uma cena pós-créditos. O artifício, muito comum em filmes de super-heróis, está sendo usado pela primeira vez na franquia “Jogos Mortais”como uma maneira de atiçar o público para títulos futuros.
Como é a cena pós-créditos? Ela mostra Jigsaw (Tobin Bell) capturando uma das supostas vítimas do esquema fraudulento de cura milagrosa para pacientes terminais. A vítima, na verdade, fazia parte do esquema.
A cena revela que John Kramer contou com a ajuda do detetive Mark Hoffman (Costas Mandylor) para capturar o golpista. Era com Mark que ele falava ao telefone durante o filme.
A cena também alimenta as especulações sobre o 11º filme de “Jogos Mortais”. Não é improvável. Embora a história tenha sido concluída em 2010 com “Jogos Mortais – O Final”, a franquia está sendo revitalizada.
A história de “Jogos Mortais X” se passa entre os acontecimentos retratados no primeiro e segundo longas da franquia (2004 e 2005). Desta forma, a franquia pode seguir com essa estratégia, lançando histórias de flashbacks.
“Jogos Mortais X” traz o retorno de Tobin Bell à franquia
O filme conta com Tobin Bell de volta ao papel de Jigsaw. Shawnee Smith, Steven Brand, Michael Beach, Joshua Okamoto, Paulette Hernandez, Synnove Macody Lund, Renata Vaca e Octavio Hinojosa também estão no filme.
O roteiro é de Josh Stolberg e Pete Goldfinger (ambos de “Jogos Mortais: Jigsaw” e de “Piranha” e “Piranha 2”). A direção ficou a cargo de Kevin Greutert (de “Jogos Mortais 6” e “Jogos Mortais: O Final”).