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Jogo Fortnite celebra indicados ao Grammy com emotes de dança; BTS, Dua Lipa, DaBaby e outros

Foto: Reprodução/Twitter @fotnite

Seis canções indicadas ao Grammy estão na lista das novidades que os jogadores do game Fortnite podem escolher dentro da plataforma. A lista inclui “emotes” – como são chamados os 10 segundos de dança dos seus avatares, inspirados por DaBaby, Doja Cat, Dua Lipa, Megan Thee Stallion’s, BTS, entre outros.

Os emotes funcionam da seguinte forma, cada vez que o jogador derrota um oponente no popular videogame da Epic Games, seu avatar começa a dançar, por exemplo, “Gangnam Style”. A sequência de dança de 10 segundos, trilha sonora de um clipe do hit de 2012 de PSY, é apenas uma das centenas de “emotes” que os 350 milhões de jogadores do Fortnite globalmente podem comprar por cerca de US$2 a US$ 8 cada na Loja de Itens do jogo, permitindo que eles realizem diferentes ações e expressões através de seus avatares.

“É muito divertido. Posso dançar quando estou no saguão me preparando para entrar no ônibus de batalha, fazendo de tudo, desde ‘Gangnam Style’ até algumas das maiores faixas do ano”, revela Nanzer, chefe de parcerias globais da Epic Games.

De acordo com a Billboard, a lista inclui emotes inspirados em “Rockstar” de DaBaby, “Say So” de Doja Cat, “Don’t Start Now” de Dua Lipa, “Savage” de Megan Thee Stallion’s, todos nomeados para o álbum do ano, entre outras indicações individuais. Na loja é possível encontrar também um emote para “Dynamite” do BTS, nomeado para melhor performance de duo/grupo pop, e dois emotes com diferentes danças para “BOP” do DaBaby, nomeado para melhor performance de rap. “Essas músicas foram realmente celebradas em 2020 e queríamos destacar novamente essas danças incríveis”, diz Nanzer.

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A celebração da Item Shop também ocorre antes da sexta temporada do segundo capítulo de Fortnite, que será lançado nesta terça-feira (16).

Estratégia e parcerias

No ano passado, Nanzer e sua equipe trabalharam diretamente com artistas, gravadoras, editoras e criadores de TikTok em um esforço para criar mais emotes baseados em música popular e danças virais, apresentando uma nova oportunidade de receita e exposição para a indústria musical em um jogo extremamente popular.

O recente impulso para os emoticons de música e dança faz parte da estratégia geral de Nanzer de tornar a música uma parte maior do jogo, lançado em 2017. No ano passado, Fortnite foi anfitrião de performances no jogo de artistas como Travis Scott e J Balvin, lançou o modo Party Royale para experiências de entretenimento e até criou o Fortnite Radio para permitir que os jogadores ouçam música licenciada enquanto estão nos veículos durante o jogo.

“Estávamos pensando: Quais são as outras maneiras legais de trazer a música para o jogo? Dançar é óbvio, e combinado com o surgimento do TikTok e Dubsmash, essas plataformas onde a dança era o foco, nós [percebemos que] podemos começar a trazer algumas dessas coisas que são tendências na cultura em nosso jogo”, revela Nazer.

Um dos primeiros exemplos é um emote para Drake com “Toosie Slide”, que foi adicionado à Loja de Itens em maio passado. Todos os emotes focados em dança e música são parte da série de ícones do Fortnite, feita para itens virtuais que retratam pessoas da vida real e momentos da cultura pop.

Direitos de licenciamento

Para cada um desses emotes, a Epic Games garante licenças de música dos detentores dos direitos, dando a Fortnite o direito de sincronizar um clipe da música com o movimento de dança visual para sempre – uma vez que, embora o Item Shop gire emotes para dentro e para fora (criando escassez para aumentar a demanda), os jogadores que compram emotes os têm para sempre.

Casar uma gravação com vídeo requer pelo menos uma licença de sincronização e uma licença mestre. No momento, as licenças de sincronização para jogos geralmente são dadas em uma base única e negociadas caso a caso, então as taxas variam muito dependendo da música, de acordo com um advogado especializado em música familiarizado com o assunto.

Ainda de acordo com a publicação, a Epic também paga uma taxa direta ao criador de cada dança no TikTok usada em um emote e credita essa pessoa na lista da Loja de Itens do emote.

A Epic já enfrentou críticas sobre o uso de movimentos de dança não creditados antes: em 2018, uma série de pessoas, incluindo o rapper Terrence “2 Milly” Ferguson e Russel Horning, o adolescente por trás de “The Floss”, entraram com processos contra a Epic, acusando o editor do jogo de copiar seus passos de dança em emotes Fortnite, mas os processos foram cancelados ou suspensos porque os registros dos réus no Escritório de Direitos Autorais dos Estados Unidos ainda não haviam sido aprovados.

“Eu não diria que é uma escolha que estamos fazendo para corrigir um erro do passado. Quando estávamos pensando sobre este programa, honestamente, não havia nem mesmo uma pergunta. Nós pensamos, ‘É claro que precisamos compensar os criadores’. Queríamos ter certeza de que poderíamos marcá-los nas postagens [e] trabalhar com essas pessoas também de uma perspectiva de marketing, e ter certeza de que estamos dando a eles o devido crédito”, contou o executivo.

Rastrear o criador original de uma dança viral nem sempre é fácil, e Nanzer precisa agir rapidamente para licenciar as faixas virais antes que a Internet avance. É por isso que a equipe de Nanzer está constantemente acompanhando as tendências da dança conforme elas decolam e atualizando uma lista contínua de músicas e danças para criar emoticons.