O músico João Gordo, da banda Ratos de Porão, foi parar no trending topics do Twitter nesta terça-feira (23) após declarações sobre o governo de Jair Bolsonaro. Sem papas na língua, ele criticou os apoiadores do atual presidente do Brasil, chamando-os de “cúmplice de genocídio”.
O nome de João Gordo se tornou assunto depois que ele foi questionado em uma entrevista ao “Programa Clube do Vinil de Mossoró” sobre como lidar com as pessoas da cena do Rock/Punk que são mais conservadoras. Na lata, ele declarou: “Não tem relação com fascista“.
“Fascista não entende papo, não entende p**** nenhuma, só entende porrada, paulada, saca. […] O cara apoia o Bolsonaro, sabe tudo de errado de filha da p*** que isso representa… Se o cara está nessa, o cara é um mau caráter. Às vezes o cara nem sabe o que é fascismo, está ligado? O cara é um mau caráter. Quem está apoiando o Bolsonaro nesse momento tem as mãos sujas de sangue das 300 mil pessoas que morreram, cúmplice de genocídio, tá?”.
strong>João Gordo também chamou Jair Bolsonaro de “nazi”, o que remete a uma ideologia facista, e mandou um recado:
“Então se você está me escutando agora aí, seu filho da p***, e você apoia esse desgraçado desse nazi do c******, você também é um filho da p***, velho. Você também é um desgraçado. Você é um mau caráter, mano, sabe?”.
“Está aberto, o mundo inteiro está vendo isso aí, cara. Não sou eu que sou louco. ‘Ah, o cara é comunista, o Gordo, olha lá’. ‘Petista, vai pra Cuba’. Vai tomar no seu c*, seu filho da p***! Abre essa cabeça sua, cara. Não é questão de esquerda e direita mais, é uma questão de caos, de hecatombe genocida“.
As declarações fizeram um grande barulho nas redes sociais. Em represália, seguidores de Bolsonaro estão criando tweets sobre uma falsa morte de João Gordo.
Porém, muita gente apoiou o posicionamento, levantando até suposições caso mais artistas se pronunciassem da mesma forma.
Veja a repercussão:
imagina o poder que essa fala do João Gordo teria se fosse dita por algum sertanejo, Anitta, Ivete Sangalo… não que o Gordo não seja relevante, mas ele não tem o apelo junto às massas que esses outros artistas. a diferença é que ele é autêntico e tá do lado certo da história
— Yasmin (@yasminopina) March 23, 2021
É pokas! O João Gordo deu o papo pic.twitter.com/89e56bR4br
— Leandro Santos | Mussum Alive (@MussumAlive) March 23, 2021
“Quem apoia Bolsonaro é cúmplice de genocídio”
João Gordo, 23 de março de 2021.Assino embaixo.
Ou melhor, desenho!@joao_gordo_ pic.twitter.com/BahynhC369— Carlos Latuff (@LatuffCartoons) March 23, 2021
Concordo com João Gordo: quem apoia Bolsonaro neste momento é cúmplice de genocídio. Precisou de quase 300 mil mortos para que certos setores do Brasil fizessem "nota de repúdio" pedindo providências. Quem é cúmplice neste discurso está com as mãos sujas de sangue.
— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) March 23, 2021
João Gordo representou!
— RICARDO CUNHA (@ricardocunhampb) March 23, 2021