Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

João Donato, músico e compositor, morre aos 88 anos no Rio de Janeiro

Músico pioneiro da bossa-nova, João Donato é um dos responsáveis por popularizar a música brasileira no exterior com o plus das fusões jazzísticas
João Donato
Multiartista João Donato. Foto: Divulgação

O músico João Donato morreu na madrugada desta segunda-feira (17), aos 88 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela família do pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor que nasceu em 1934, em Rio Branco, no Acre.

De acordo com informações do G1, músico morreu em decorrência de uma série de problemas de saúde. Recentemente, ele teve uma infecção nos pulmões. João Donato é reconhecido como expoente da bossa nova com o plus das fusões jazzísticas. O músico foi indicado ao Grammy Latino 2022, na categoria “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira” com “Síntese do Lance” ao lado do seu parceiro, Jards Macalé.

Leia Mais:

João Donato desenvolveu um amor pela música desde muito cedo. Seu primeiro instrumento musical foi o acordeom de papel, que o incentivou a experimentar e a sentir os sons que o cercavam, de acordo com informações do Festival da Música Contemporânea. “Eu saí tocando. Tocava ‘Tatu subiu no pau’, ‘Ciranda cirandinha’. Se impressionaram com aquilo e foram me dando acordeons melhores”, disse Donato.

O treino de escalas ao piano realizado pela irmã Eneyda e as classes do sargento da banda militar da polícia contribuíram na formação musical do jovem. Aos 8 anos compôs sua primeira peça, uma valsa intitulada Nini.

Em 1945, o pai de João Donato é transferido para o Rio de Janeiro, para onde se muda com a família. Ao chegar na então capital federal, Donato, que recém havia completado 11 anos, já possuía grande habilidade no acordeom de 120 baixos, com o qual animava festas e bailes de colégio.

João Donato e Jards Macalé. Foto: Leo Aversa

João Donato e Jards Macalé. Foto: Leo Aversa

Se profissionalizou quatro anos depois, e antes disso já era conhecido no circuito musical. Havia participando das Jam Sessions que aconteciam na casa do cantor Dick Farney, das quais participavam nomes como Johnny Alf, Paulo Moura, Nora Ney e Jô Soares.

João Donato, que sonhava em ser piloto da aeronáutica como o pai, foi demovido pelo daltonismo, do qual é portador. Foi a partir daí que se lançou com mais ímpeto em voos repletos de cores que só ele podia nomear.

Nas teclas do piano, encontrou um novo refúgio que proporcionou a formação de novos grupos musicais: Donato e seu Conjunto, Donato Trio, e o grupo Os Namorados. “O piano te dá a liberdade. Não é aquele trambolho pendurado no pescoço”, disse Donato.

Seu primeiro disco, Chá Dançante, foi lançado pela Odeon em 1956, com direção musical do estreante Tom Jobim.  Dois anos mais tarde grava com João Gilberto Minha Saudade e Mambinho. Neste ano a Bossa Nova, movimento musical do qual foi um dos pioneiros, se fortalece e conquista o público.

Inquieto e curioso, João Donato parte para uma temporada nos Estados Unidos, onde atua sobretudo em cassinos. Foi lá que se aproximou da música caribenha e de seus desbordamentos sobre o jazz.

Integrou importantes orquestras como as de Cal Tjader, Mongo Santamaría, Tito Puente e Johnny Martinez. Acompanhou também o parceiro e amigo João Gilberto em suas turnês europeias.

O artista deixa como legado musical mais de 442 composições e 718 gravações cadastradas no Ecad. A gestão coletiva da música no Brasil se solidariza com familiares e amigos.

‘A rã’, uma parceria com Caetano Veloso, foi a música de sua autoria mais regravada. No ranking das mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública, a liderança ficou com ‘A paz’, composição em parceria com Gilberto Gil.

A Lei dos Direitos Autorais (9.610/98) determina que os herdeiros de João Donato continuarão a receber os rendimentos em direitos autorais por suas obras musicais por 70 anos após sua morte (ou de autores parceiros, no caso de músicas feitas em parcerias).

 Ranking das músicas de autoria de João Donato mais regravadas
 

Posição Música Autores
1 A rã Caetano Veloso / João Donato
2 Bananeira Gilberto Gil / João Donato
3 A paz Gilberto Gil / João Donato
4 Lugar comum Gilberto Gil / João Donato
5 Até quem sabe Lysias Enio / João Donato
6 Minha saudade João Gilberto / João Donato
7 Amazonas Lysias Enio / João Donato
8 Simples carinho Abel Silva / João Donato
9 Sambou sambou João Donato / João Mello
10 Nasci para bailar Paulo André / João Donato

 Ranking das músicas de João Donato mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Shows, Sonorização Ambiental, Música ao Vivo, Casas de Festas e Diversão, Carnaval e Festa Junina)    
 

Posição Música Autores
1 A paz Gilberto Gil / João Donato
2 A rã Caetano Veloso / João Donato
3 Bananeira Gilberto Gil / João Donato
4 Simples carinho Abel Silva / João Donato
5 Emoriô Gilberto Gil / João Donato
6 Naquela estação Caetano Veloso / Ronaldo Bastos / João Donato
7 Lugar comum Gilberto Gil / João Donato
8 Nasci para bailar Paulo André / João Donato
9 Amazonas Lysias Enio / João Donato
10 Sambou sambou João Donato / João Mello

Esta reportagem está em atualização.

 

Destaques

#Internacional

"All I Want For Christmas Is You" lidera as paradas todos os anos e isso significa um dinheirão para a conta de Mariah Carey....

#Internacional

Jisoo, do BLACKPINK, é a protagonista da série de zumbis "Newtopia", que estreará na plataforma Prime Video.

#Geek

Zoe Saldana e Selena Gomez cantam duas músicas do filme "Emilia Pérez" que estão na 'shortlist' na corrida pelo Oscar 2025.