Não foi só Lady Gaga que cantou na cerimônia de posse do presidente dos Estados Unidos Joe Biden, nesta quarta (20/1). A cantora Jennifer Lopez se apresentou em seguida com um medley de canções patrióticas e fez questão de falar em espanhol para todos os presentes e os telespectadores.
No meio de sua performance, Jennifer Lopez gritou, em espanhol: “uma nação, com liberdade e justiça para todos!”. O momento foi extremamente significativo, dado o histórico do presidente anterior, Donald Trump, radicalista que perseguiu a comunidade latina no país. Uma das promessas – não cumpridas – de sua campanha era construir um muro para separar os Estados Unidos do México.
Veja o vídeo:
.@JLo performs a patriotic medley at #Inauguration2021. pic.twitter.com/80SdbaQ6wc
— TODAY (@TODAYshow) January 20, 2021
Jennifer Lopez é nascida nos Estados Unidos, natural de Nova York, mas sua família é de Porto Rico. Seus pais se chamam Guadalupe Rodríguez e David López e são porto-riquenhos. No ano passado, JLo pôde valorizar sua ascendência latina no palco do Super Bowl – maior audiência da TV norte-americana. Ela e Shakira celebraram a cultura latina no show de intervalo da final do campeonato da NFL. Jlo chegou a colocar a bandeira de Porto Rico em seu figurino.
Na época, Jennifer Lopez não quis bater de frente contra Trump e se limitou a dizer: “duas latinas a fazer isto neste país neste momento é muito poderoso para nós”. Mas, depois da apresentação, ela soltou um vídeo de bastidores e alfinetou: “outras pessoas podem tentar construir muros, nos manter fora ou nos colocar em celas. Nós temos orgulho de reconhecer que a união de todos nós juntos é o que torna esse país belo”.
No fim de 2020, ela fez campanha contra Trump e a favor de Joe Biden. A cantora pediu que todos fossem votar e não se abstivessem, porque cada voto era importante para conseguir uma mudança no país.