A cantora Jeniffer Nascimento e a atriz Gabi Lopes se uniram para fazer um vídeo lúdico explicando o que é o privilégio branco em uma sociedade racista. Uma é preta e a outra é branca e loira. As duas respondem às mesmas perguntas, baixando um dedo para cada situação discriminatória vivida. Jeniffer abaixa todos os dez dedos das mãos. Gabi Lopes não abaixa nenhum.
O vídeo mostra como a população preta está submetida ao preconceito rotineiramente. As situações vão desde ser seguido por segurança em shopping até alguém descer do elevador para não andar com você, por exemplo. A falta de representatividade – ser o único preto em ambientes sociais – também é abordada.
Assista ao vídeo abaixo:
Jeniffer Nascimento tem se manifestado nas redes
Recentemente, Jeniffer postou que acredita que “estamos vivendo um momento de grande iluminação na Terra”, com o movimento mundial antirracista “Black Lives Matter” (ou Vidas Pretas Importam, em português).
No dia do #BlackoutTuesday, há uma semana, Jeniffer Nascimento questionou os seguidores: “quantos projetos que eu posto aqui você apoia, curte e compartilha ou compra ingresso? Quantas vezes você já não passou direto pelas minhas publicações de reflexão, protesto e trabalho? Por favor não faça desse dia apenas um post tendência, exercite de verdade se interessar mais sobre nossa história, trajetória e nos apoiar de verdade!”.
Cantora divulga música sobre opressão
Ela e o marido Jean Amorim também divulgaram uma música sobre opressão. Jeniffer explicou que eles compuseram a canção pensando em violência doméstica, mas depois perceberam que poderia ser sobre ataques racistas, homofóbicos, e todo tipo de opressão.