Jão é mesmo o fenômeno do ao vivo e não há dúvidas quanto a isso. Por conta do seu sucesso e, principalmente, por conta da sua exitosa e grandiosa turnê de estádios, a “SUPERTURNÊ”, ele vai virar tema de painel do maior evento de criatividade da América Latina: a Rio2C. A edição de 2024 acontecerá na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, entre os dias 4 e 9 de junho e os ingressos estão à venda.
LEIA MAIS
- SUPERTURNÊ: Jão fatura mais de R$ 49 milhões e garante melhor resultado da carreira
- SUPERTURNÊ: Jão fatura mais de 2 milhões de dólares com shows no Allianz Parque
- Rio2C: conheça os primeiros confirmados no palco SoundBeats II by POPline.Biz
- Rio2C 2024: Conheça os palcos e saiba como participar das mentorias musicais
Desde que foi anunciada, a SUPERTURNÊ de Jão virou tema comum nas redes sociais e nos círculos de conversa do mercado musical. A grandiosidade do projeto, especialmente para um artista com pouco mais de cinco anos de carreira, assustou alguns, surpreendeu outros e orgulhou muitos. “Como assim? Nunca ouvi uma música sequer e vai fazer shows em estádios?”. Questionamentos como este se espalharam nas redes sociais e foram igualmente combatidos e respondidos por fãs ávidos e atentos.
Entretanto, se existe o questionamento, talvez a pergunta seja mesmo válida e precise ser respondida, como será feito no Rio2C. Como Jão chegou neste lugar? Como ele consegue vender estádios com shows solo em tempos onde outros grandes artistas estão cancelando empreitadas semelhantes? A jornada de Jão, desde covers no YouTube até o seu quarto álbum autoral, o “SUPER”, é singular e nela estão os esclarecimentos para as tantas perguntas que surgem da parte de quem ainda não o conhece ou não compreende o seu alcance.
Jão corre com lobos
Jão não está sozinho. Todo artista tem fã, é claro, mas nem todo artista consegue converter o interesse de seus fãs em bilheteria. Desde o seu primeiro disco, o “Lobos” de 2018, ele construiu e fidelizou uma comunidade em torno do seu trabalho, que serviu e serve como alicerce pra o consumo de seus lançamentos e amplificação de sua marca.
Claro que essa fidelização não é trabalho fácil e nem se trata apenas de pensamento estratégico de uma equipe capaz. Há também o je ne sais quoi, o que não se explica sobre um artista e como ele conquista a atenção do outro. Jão é jovem, compõe e canta honestamente sobre suas emoções. Jão entrega o que sente e, por sua sorte, o que ele sente é também o que seu fã quer receber.
Riscos e pioneirismo
A carreira de Jão é bem estruturada desde o momento zero. Tudo é muito bem pensado e foi necessário arriscar para chegar aqui. Mesmo com apenas um álbum, o artista apostou no formato de turnê, que ficou muito tempo adormecido dentro do pop brasileiro. Naquele momento, este era um artifício rejeitado por outros nomes do gênero, artistas estes maiores e mais famosos do que ele.
Em agosto de 2018, Jão anunciou 13 datas em uma única tacada e shows em quase todas as regiões do Brasil, quando sua música sequer era executada em rádios. Em São Paulo, o artista lotou o Cine Joia em duas noites consecutivas. O sucesso da primeira perna da turnê “Lobos” deu o gás para uma segunda perna, a “Lobos II”, onde já era possível observar um crescimento no interesse por seu show. Ele passou a se apresentar na Audio, em São Paulo, casa com capacidade para mais do que o dobro de público do Cine Joia.
LEIA MAIS
Criatividade
A criatividade é peça fundamental da carreira de Jão. Ele quase sempre apresenta novos elementos, seja em lançamentos ou shows, que posteriormente são incorporados aos trabalhos de outros artistas contemporâneos a ele. Desde a criação de trailers para todos os seus discos, que automaticamente determinaram eras, com cores e símbolos, até grandes audições com a presença de público, como a do disco “SUPER”, que reuniu 12 mil pessoas no Ginásio Ibirapuera, em São Paulo.
Além do caráter inovador, com essas ações, Jão reforça ainda mais o senso de comunidade entre os fãs e desenvolve o desejo do pertencimento neste grupo.
Investimento certeiro
A cada turnê, Jão surpreende a plateia com artefatos e cenários grandiosos. Todos os seus álbuns, Lobos, Anti-Herói, Pirata e Super, foram retratados no palco de seus shows, que cresceram a cada ano. Desde o telão de led da primeira turnê até o banho de chuva na terceira e o grandioso palco com 30 metros de altura da SUPERTURNÊ, Jão garante ao fã uma experiência completa de sua música, incluindo os elementos visuais.
Esse investimento, porém, não se restringe apenas às turnês. Os shows mais importantes da carreira de Jão em festivais, como o do Lollapalooza Brasil em 2022, no Rock In Rio do mesmo ano, ou ainda na primeira edição do The Town, no ano passado, também foram contemplados com cenários e pirotecnia exclusivos para cada um deles.
Show do Jão: objeto de desejo
Jão não é arroz de festa, não é visto em todos os lugares e mantém uma relação saudável e quase que estritamente profissional com as redes sociais. A sua presença é celebrada quando está na estrada e sua ausência é sentida quando se recolhe para desenvolver novos projetos. O resultado disso, somado a tudo que já foi elaborado até aqui, é o desejo.
O show de Jão se tornou objeto de desejo do público, tanto de fãs mais fervorosos, que dormem em filas, como de gente que quer tirar a prova do que esse “garoto do interior” pode realmente entregar em sua performance. O show do Jão, com seus grandiosos números, também se tornou o desejo de outros artistas.
LEIA MAIS
- Jão opina sobre números na música: “Você só sabe o que é real quando a galera paga o ingresso”
- Jão anuncia registro audiovisual da “SUPERTURNÊ” e promete: “Esse eu lanço”
- Rio2C: conheça os primeiros confirmados no palco SoundBeats II by POPline.Biz
- Rio2C 2024: Conheça os palcos e saiba como participar das mentorias musicais
Rio2C: Jão e o sucesso da SUPERTURNÊ
A história de sucesso de Jão, em especial a da SUPERTURNÊ, será discutida em um painel totalmente dedicado ao artista na Rio2C. Com mediação da apresentadora Sarah Oliveira e com a presença do próprio Jão, acompanhado de seus sócios e empresários, Renan Augusto e Pedro Tófani, o painel irá se dedicar a temas como storytelling, inovação, branding, negócios, publicidade e marketing.
Batizado de “Sold Out: Jão e o sucesso da SUPERTURNÊ”, o painel será realizado no dia 6 de junho no palco principal do evento, o GlobalStage, a partir das 14h30.
Programação Rio2C 2024
Na programação de painéis estão nomes do setor audiovisual como o roteirista e produtor israelense-americano Ron Leshem, criador das séries “Euphoria”, “Valley of Tears” e “No man’s land” e do filme “Beaufort”, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro; o criador e produtor executivo nigeriano Editi Effiong, à frente dos filmes “The Black Book”, “Up North” e “Day of Destiny”; a produtora e estrategista em impacto social brasileira-americana Sandra Buffington, conhecida pelos documentários “#Shout” e “Brainwashed: Sex-Camera-Power”, e Carlos Saldanha, animador, diretor, roteirista e produtor, que dirigiu grandes sucessos como “A Era do Gelo”, “Rio” e “O Touro Ferdinando”, e em 2023 lançou a live action “How to be a carioca”.
Na área da música, um dos keynotes é Annabella Coldrick, CEO do Music Managers Forum, a maior organização global de empresários musicais, contando com mais de 2.700 membros, entre eles representantes dos maiores artistas, compositores e produtores da atualidade, assim como os cantores Ney Matogrosso e Jão.
Na área de marcas e propaganda, estão confirmados Eduardo Tracanella, CMO do Itaú; Renata Gomide, VP do Grupo Boticário, e João Branco, eleito profissional de marketing do ano em 2021, CMO do McDonald’s por oito anos e autor do livro “D[ê] Propósito”. Jaqueline Weigel, futurista global e estrategista em Foresight e Futures Studies e única brasileira certificada na área pelo Center of Future Intelligence and Research, também estará no Rio2C 2024.
Representando os esportes, Cristiane Kajiwara, presidente da CBFA, Confederação Brasileira de Futebol Americano; Gustavo Herbetta, CMO do COB, e Fernando Scherer, empresário, palestrante, mentor de saúde mental e performance, também estão confirmados, assim como os influenciadores digitais Jojo Todynho, Casimiro (CazéTV) e Blogueirinha. A lista será atualizada periodicamente no site do Rio2C 2024.
Ingressos
Os ingressos para o Rio2C já estão à venda. Há opções de entrada para um único dia do evento, o Day Pass, como também em caráter de passaporte para mais de um dia dentro das categorias Festivalia, Industry e Creator. Os valores variam entre R$ 50,00 e R$ 1100,00 no primeiro lote.