O TCU (Tribunal de Contas da União) atendeu o pedido do deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) para investigar o suposto uso irregular de dinheiro público no Festival de Cultura Aliança Global contra Fome e a Pobreza. O evento, que também recebeu o apelido de ‘Janjapalooza’, aconteceu entre os dias 14 e 16 de novembro no Rio de Janeiro e contou com o apoio da primeira-dama Janja Silva (PT), daí o nome.
LEIA MAIS:
- Bolsonarista invade perfil de Janja, xinga e profere comentários misóginos
- Janja curte Carnaval de Salvador ao lado de Gilberto Gil
- Janja, esposa de Lula, fala sobre machismo no “Fantástico”
Ao órgão, o deputado apontou “malversação de recursos públicos” e suposto superfaturamento. “A utilização de recursos públicos para a realização de shows em meio à crise econômica que assola o país viola os princípios norteadores da administração pública, em especial da moralidade pública”, diz trecho do documento que pede investigação, conforme noticiado pelo Uol.
O festival foi uma realização do governo federal em parceria com outras 11 instituições estatais. O documento de Ubiratan Sanderson afirma que R$ 33,5 milhões foram pagos pela Itaipu Binacional e a Petrobras ao festival. Banco do Brasil, BNDES, Caixa também transferiram valores.
“Não é admissível que recursos públicos sejam utilizados de forma questionável, principalmente em um momento em que o Brasil exige austeridade e responsabilidade fiscal. Esse tipo de gasto afronta os princípios básicos da gestão pública”, afirma o deputado do PL.
O ‘Janjapalooza’, em referência ao festival Lollapalooza, aconteceu na praça Mauá, perto do Museu do Amanhã, e teve entrada gratuita. Entre as 30 atrações estavam Daniela Mercury, Seu Jorge, Diogo Nogueira, Maria Rita, Teresa Cristina, Zeca Pagodinho, Alceu Valença Fafá de Belém, Jaloo, Jota.Pê, Jovem Dionísio, Kleber Lucas, Lukinhas, Maria Gadú e Ney Matogrosso.
O Ministério da Cultura não se manifestou sobre o assunto até o fechamento desta publicação, tampouco Janja. A primeira-dama está acompanhando o presidente Lula (PT) na Cúpula de Líderes do G20.
Contudo, vale ressaltar que ela demonstrou irritação na sexta (15), quando uma pessoa na plateia gritou ‘Janjapalooza‘ no momento em que ela fazia um comentário sobre os shows, durante evento do G20 Social. “Não, filha, é Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, vamos ver se consegue entender a mensagem”, disse.