A atriz Jane Fonda, de 84 anos, usou seu blog para agradecer o apoio que vem recebendo desde que anunciou que estava com câncer. Ela foi diagnosticada com linfoma não-Hodgkin e, na última terça-feira (6), disse que está comovida e animada com o amor dos fãs. “Meus sinceros agradecimentos a todos. As mensagens de amor e apoio significam o mundo para mim”, escreveu.
LEIA MAIS:
- Simony revela diagnóstico de câncer através de vídeo nas redes
- Susana Naspolini aparece após novo tratamento contra o câncer
- Rita Lee comenta luta contra o câncer e elogia Anitta
Ao longo do texto, ela explicou que é possível tratar o câncer e que os pacientes apresentam progresso depois de usar medicamentos. Bem-humorada, Jane Fonda disse:
“Desde a semana passada, muitas pessoas me escreveram ou postaram que tiveram esse tipo de câncer e estão livres da doença há muitas décadas. Bem, em breve terei 85 anos, então não terei que me preocupar com ‘muitas décadas’. Uma só já me servirá muito bem”.
Já sobre seu estado de saúde, a atriz afirmou que está se sentindo bem após a primeira sessão de quimioterapia realizada há três semanas. Ela ainda contou que segue os conselhos do médico para manter-se ativa.
“Cerca de três semanas após minha primeira sessão de quimioterapia, devo dizer que me sinto mais forte do que em anos. O médico me disse que o menor antídoto para o cansaço que a quimioterapia pode causar é se mexer. Andar. E tenho andado. Muito cedo, antes do calor começar. Também ando malhando”, disse.
Jane Fonda também lembrou que essa não é a primeira vez que recebe um diagnóstico como este, pois já teve câncer de mama e fez uma mastectomia. Ainda no texto, ela desabafou sobre ter acesso a um tratamento que algumas pessoas não têm acesso.
“Estou dolorosamente ciente de que o tratamento de primeira linha que recebo não é algo com o qual todos neste país podem contar e considero isso uma farsa. Não é justo e continuarei lutando por cuidados de saúde de qualidade para todos“, afirmou.
LEIA MAIS:
- Filha de Simony explica porque não comentou sobre câncer da mãe
- “Viva e curada”, diz Carla Diaz sobre luta contra câncer na tireoide
- Pai de Anitta descobre câncer no pulmão após AVC; cantora agradece recuperação
Diagnóstico de Jane Fonda
O linfoma não-Hodgkin é um tipo de câncer no sistema linfático que prejudica o sistema imunológico. O anuncio da doença foi feito pela própria atriz na última sexta-feira (2), ao compartilhar um longo texto em que fala sobre o assunto em seu perfil nas redes sociais.
“Então, meus querido amigos, tenho algo pessoas que quero compartilhar. Fui diagnosticada com linfoma não-Hodgkin e iniciei tratamentos de quimioterapia. Este é um câncer muito tratável. 80% das pessoas sobrevivem, então me sinto com muita sorte”, explicou. Na publicação, ela refletiu sobre seu privilégio em ter “seguro de saúde e acesso aos melhores médicos e tratamento” e mostrou a esperança na cura.
“Quase todas as famílias na América tiveram que lidar com câncer uma vez ou outra e muitas não têm acesso aos cuidados de saúde de qualidade […] Também precisamos falar sobre curas, mas sobre causas para que possamos eliminá-las. Por exemplo, as pessoas precisam saber que os combustíveis fósseis causam câncer”, pontuou.