Acusado de assediar homens heterossexuais, o youtuber e maquiador James Charles, de 19 anos, está no olho do furacão. Ele já perdeu cerca de quatro milhões de inscritos em seu canal no Youtube desde que a polêmica foi iniciada e, para completar, fãs de Shawn Mendes resgataram um episódio estranho que aconteceu entre eles. No ano passado, durante uma transmissão ‘live’ de Shawn no Instagram, James Charles mandou uma mensagem insinuante na frente de todo mundo e, em seguida, Shawn encerrou o chat. Para muitos, o cantor havia ficado incomodado com a abordagem, o que ele negou depois.
>> Zara Larsson acusa youtuber James Charles de assediar seu namorado
A mensagem era “can u juggle me like that” – algo como “você pode fazer malabarismos comigo desse jeito”. O contexto era que Shawn, de fato, havia feito malabarismo jogando bolinhas no ar. A mensagem de James Charles, no entanto, era daquele tipo “se colar, colou”. Na época, fãs criticaram muito o youtuber e maquiador, acusando-o mesmo de assédio, um assunto que ainda não o rondeava. Mas a repercussão na mídia tomou outro rumo: Shawn Mendes foi criticado por supostamente desprezar James. Muitos o chamaram de homofóbico.
Sempre gentil, Shawn Mendes enviou uma mensagem para James Charles esclarecendo qualquer mal-entendido: “Oi James. Desculpa por tudo isso, eu nunca disse que não gosto de você, ou que você me deixou desconfortável. Seus comentários na verdade me fizeram rir e eu amei! Espero que esteja tudo bem”.
Aos fãs que acharam que James errou a mão, o youtuber disse: “Meus comentários em conteúdo de amigos e caras sempre foram em tom de brincadeira. Eu apoio o Shawn Mendes desde o Vine e sou um fã como qualquer outro. Nunca iria querer deixá-lo desconfortável. Estou chatado, envergonhado e lamento se ele se sentiu assediado sexualmente”.
my comments on friend’s & boy’s content have always been light hearted & in a joking manner. I’ve been supporting @shawnmendes since vine & am a fan like anyone else, & would never want to make anyone uncomfortable. Im upset, embarrassed, and sorry if he felt sexually harassed.🙁
— James Charles (@jamescharles) October 4, 2018
O assunto volta à tona neste mês, porque James Charles enfrenta uma série de acusações. Até uma amiga dele, também youtuber, postou um longo vídeo dizendo que ele tem prazer em tentar “manipular a sexualidade” de homens heteros, importunando-os pela Internet até que “cedam”. Em outras palavras, assédio.