Alcione, Carlinhos Brown, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Jorge Ben Jor, Lazzo Matumbi, Margareth Menezes, Marisa Monte, Mateus Aleluia, Nelson Rufino e Zeca Pagodinho figuram no tributo gravado ao longo de 12 dias no estúdio Ilha dos Sapos, no Candeal, em Salvador (BA), no início deste ano de 2019 em homenagem a ialorixá baiana Carmen Oliveira da Silva, conhecida como Mãe Carmen.
Ver essa foto no InstagramParceira de estúdio, de palco e de vida. Axé, amada @marisamonte! #EquipeGil
Uma publicação compartilhada por Gilberto Gil (@gilbertogil) em
Segundo informações do site “G1”, as músicas são gravadas solo, em dueto ou mesmo em trio, os artistas fazem reverência a um determinado orixá em iorubá. Dentre as saudações em iorubá, há três músicas cantadas em português. Uma é o samba “A força do Gantois”, composto por Nelson Rufino e gravado pelo artista baiano ao lado de Zeca Pagodinho.
Composição de Ariston e Beto Pellegrino, Carmen será ouvida nas vozes de Gal Costa e Gilberto Gil. Já a música-título, Obatalá – Uma homenagem a Mãe Carmen, composta por Yomar Passos e DJ Mam, foi lançada há cerca de dez anos, mas ganhou novo registro na voz de Mateus Aleluia.