Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Gilberto Gil e Gal Costa farão parte do álbum em homenagem à Mâe Carmem do Gantois
A empresária Flora Gil, esposa de Gilberto Gil, em parceria com o grupo OFA, do Terreiro de candomblé Gantois em Salvador, Bahia estão com um projeto bem especial! Com o intuito de celebrar e trazer luz para o patrimônio cultural e imaterial que está presente nos cânticos sagrados africanos, eles preparam um CD com interpretações em iorubá de vários artistas em homenagem à Iyalorixá do Candomblé, Mãe Carmem do Gantois.
Cantores como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Gal Costa, Gilberto Gil, Lazzo, Zeca Pagodinho, Margareth Menezes, Nelson Rufino, Carlinhos Brown, entre outros já estão confirmados no álbum. O iorubá é uma língua nigero-congolesa, original do sul do Saara, na África, que chegou ao Brasil através dos escravos traficados para o país no período colonial. Palavras como acarajé, angu e vatapá são de origem iorubá.
Somente duas canções presentes no projeto não serão cantadas em iorubá e uma delas foi composta pelo sambista Nelson Rufino, que será interpretada em um dueto dele com Zeca Pagodinho. O álbum chamado de “Obatalá”, que em iorubá significa “orixá velho” serão gravado ainda em janeiro e ainda não tem previsão de lançamento!