Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Connect with us

O que está procurando?

#Noticias

iTunes Brasil: plataforma de downloads perde a relevância com números irrisórios

iTunes Brasil: plataforma de downloads perde a relevância com números irrisórios
(Foto: Divulgação)

O iTunes entrou no mercado brasileiro em 2011, quando detinha mais de 60% das vendas digitais nos Estados Unidos. No Brasil, no entanto, “não aconteceu”. A lógica de pagar por um arquivo de música não pegou entre os consumidores no país. Hoje, a Apple já prioriza seu braço de streaming, a Apple Music, e não seria surpresa se descontinuasse o serviço de vendas em breve.

A plataforma do iTunes amarga números irrisórios no Brasil e é fácil liderar o ranking de vendas com menos de 50 downloads pagos. Isso mesmo: um single pode ser nº1 sem ter vendido nem 100 cópias no país. Dizer que a música foi nº1 no iTunes, na prática, não significa nada. Na verdade, somando as vendas de todas as dez músicas mais vendidas em um dia, não se chega a 200 downloads vendidos.

iTunes Brasil: plataforma de downloads perde a relevância com números irrisórios

O cenário é bem diferente dos Estados Unidos, por exemplo. No momento do fechamento desta matéria, Jason Aldean lidera as vendas do iTunes de lá com 4,3 mil cópias vendidas. O Top 10 inteiro somado ultrapassa 18 mil downloads comercializadas em um dia. O mercado funciona diferente lá.

iTunes Brasil: plataforma de downloads perde a relevância com números irrisórios

Brasileiro prefere o streaming

A Apple Music anunciou, há um ano, que havia chegado à marca de 60 milhões de assinantes mundialmente. É no serviço streaming que a Apple passa a investir, disputando contra o Spotify, ainda líder global. O Spotify está com 124 milhões de assinantes.

No Brasil, os números do Spotify comprovam que brasileiro prefere o streaming à compra de faixas e álbuns digitais. São milhões de streams diários. Músicas nacionais, em português, chegam a entrar na lista das mais ouvidas do mundo no Spotify, tamanho o consumo brasileiro.

iTunes Brasil: plataforma de downloads perde a relevância com números irrisórios

Destaques

#Internacional

Todas as faixas do deluxe da Ariana Grande estão na parada global do Spotify. "twlight zone" estreou em 3º lugar.

#Internacional

Jennie emplaca "Ruby" em 7º lugar na Billboard 200. Compare posições e vendas de cada membro do BLACKPINK nos EUA!

#Internacional

"Ruby", da Jennie, é o álbum mais vendido de uma cantora solo na Coreia do Sul em 2025. É também a maior semana de...