Na indústria da música temos siglas importantes e que por serem bem semelhantes, acabam gerando interpretações equivocadas, a exemplo do ISRC e do ISWC.
Essas siglas possuem significados distintos e é importante entender os seus papéis no glossário do mercado musical.
ISRC
O ISRC é oInternational Standard Recording Code ou Código de Gravação Padrão Internacional, um padrão internacional de código para identificar de forma única as gravações (fonogramas).
Cada gravação (Fonograma) possui seu próprio e único ISRC. O código deve ser gerado e cadastrado na Associação de Música vinculada ao Ecad e essa função somente é realizada pelo (a) Produtor (a) Fonográfico (a).
Cada novo fonograma significa um novo ISRC. Antes de disponibilizar a música nas plataformas digitais é fundamental ter o ISRC devidamente cadastrado para que ocorra a correta arrecadaçãoe distribuição de direitos autorais.
ISWC
O ISWC é o International Standard Musical Work Code ou Código de Obra Musical Padrão Internacional, é adotado como padrão internacional ISO 15707.
Gerado automaticamente a partir que todos os titulares de uma Obra Musical estejam filiados em uma Associação de Música e possuam o código CAE/IPI.
O número CAE/IPI é um número de identificação internacional para compositores e editores que é gerado após a filiação em uma sociedade de direitos autorais.
A filiação é feita de forma gratuita, em uma das sete Associações de Música, que administram o Ecad e fazem parte da Gestão Coletiva.
Para entender a diferença entre Obra Musical e Fonograma, clique aqui.