in , ,

Irmão de Gustavo, do BBB23, acusa Fred Nicácio de ‘racismo reverso’

Felipe Harres criticou uma fala do médico sobre querer um ‘Big Preto Brasil’

Irmão diz que Gustavo foi vítima de 'racismo reverso'. (Foto: Globo e Instagram)

Durante a manhã desta sexta-feira (24), Fred Nicácio voltou a ser assunto nas redes sociais. Felipe Harres, irmão de Gustavo, acusou o médico de ‘racismo reverso’ depois de assistir a um vídeo no qual o brother diz que gostaria de um “Big Preto Brasil”, ou seja, com a casa do BBB23 cheia de participantes pretos.

> Siga o OMG! no Instagram para acompanhar o mundo das celebs, reality shows e memes

Felipe Harres, irmão de Gustavo, criticou as atitudes de Fred Nicácio. (Foto: Instagram)

LEIA MAIS:

Nos Stories do Instagram, Harres compartilhou a gravação e escreveu: “Vamos aplaudir, pois ele é negro e pode cometer racismo contra branco. Depois, ‘é’ (sic) nós, brancos, que ‘está’ (sic) enraizado o racismo!!!! Vai enganar outro, mas eu não!”

Vale lembrar que Nicácio teve desentendimentos com Gustavo, após ambos serem eliminados, por questões de racismo e intolerância religiosa que aconteceram dentro do reality.

“E se fosse um branco falando isso dentro da casa, como ficaria?”, questionou Felipe e um outro post que já não está m ais disponível em seu perfil.

A fala de Fred aconteceu durante a madrugada desta quinta-feira, no Quarto Fundo do Mar. “Eu quero essa casa inteira de preto, gente. Inteira de preto, inteira, inteira. Não quero nenhum branco aqui dentro. Não quero! Eu quero o ‘Big Preto Brasil’”, afirmou o médico aos seus aliados.

Racismo reverso existe?

Com os casos de racismo tomando grandes proporções midiáticas, a pergunta tornou-se frequente. E a resposta é: não. O racismo, no dicionário, significa que uma raça, etnia é vista como pura e superior a outra, sendo capaz de dominá-la. Historicamente, isto aconteceu. Povos negros e indígenas foram escravizados por pessoas brancas ao redor do mundo sob a justificativa sem fundamento algum de inferioridade.

São anos de exploração do trabalho, segregação financeira, de moradia e perseguição cultural usando a raça como argumento para tais práticas. É estrutural.

O Brasil foi a última nação independente nas Américas a abolir a escravização de negros, em 1888. O reflexo desta demora perdura até hoje. Segundo o informativo “Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil”, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2019, pretos e pardos trabalham, estudam e recebem menos que os brancos no país.

De acordo com a reportagem do UOL, brancos são 70% das pessoas mais ricas no Brasil, enquanto negros são 75% entre os mais pobres. A falta de equidade também é vista, por exemplo, no acesso à educação, desde o ensino básico ao ensino superior.

Apesar do avanço constatado entre 2016 e 2018, os números não são suficientes. “Embora tenha havido melhora, as desigualdades entre esses dois grupos populacionais permanecem consideráveis e se agravam no decorrer do percurso escolar, atingindo o ápice no ensino superior”, avaliou o instituto.

Concluindo, o estudo do IBGE apontou que as desigualdades étnico-raciais “têm origens históricas e são persistentes.”

LEIA MAIS:

Qual brother será indicado por Sarah Aline no 11° Paredão do BBB23? Vote agora!

BBB23 no POPline

BBB23 estreou com muitas novidades! Tadeu Schmidt segue como apresentador, Dani Calabresa continua no “CAT BBB” — assim como Paulo Vieira no “Big Terapia” — e o novo quadro com a ilustradora Rafaella Tuma chega para completar. Através de desenhos, ela mostrará de forma bem-humorada tudo que está em alta na rotina dos participantes.

Além disso, a casa mais vigiada do Brasil passou por mudançasA estética do confinamento promete uma decoração voltada à viagens, com cores vibrantes e objetos que remetem a lugares do mundo.

A cobertura especial do POPline para o BBB23 começou com tudo! No site e nas redes sociais, conteúdos exclusivos sobre o reality show da TV Globo estão garantidos. OMG!, inclusive, está no Instagram e por lá você acompanha tudo de pertinho! Fique de olho para não perder!

Curtiu esta matéria? Leia mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!