O Brasil ficou pequeno para a produtora Porta dos Fundos. Com sete bilhões de visualizações em seus vídeos no YouTube, e uma lista extensa de podcasts, séries, filmes e especiais que nem todo mundo sabe que lhe pertence, a produtora se internacionalizou. Hoje em dia, a Porta dos Fundos conta com braços na Polônia e no México, e visa dominar toda a América Latina de língua hispânica.
“A gente cresceu vendo produtos latinos: ‘Chaves’, ‘Chiquititas’, ‘Bety a Feia’… Vimos muitos produtos latinos dublados. É quase uma vingança fazer eles assistirem ao Porta dos Fundos. Acho lindo ver os mexicanos rindo de conteúdo brasileiro. Argentinos, mais ainda (risos)”, brinca Gregorio Duvivier, em painel da Porta dos Fundos no RioMarket, na ESPM, no Rio de Janeiro, na quinta (13/10).
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A produtora começou com um canal no YouTube em 2012. A Internet era outra. Houve até um lançamento dos esquetes em DVD (!!!). Dez anos depois, o canal conta com 17,5 milhões de inscritos e a produtora já ganhou um Emmy e emplacou programas na Fox, na Netflix, no Comedy Central, na HBO e na Paramount+. A internacionalização é apenas uma das estratégias de expansão.
“Há muito tempo que a gente entendeu que o canal do Youtube era bacanérrimo, mas a gente podia muito mais do que isso. O mercado audiovisual, na nossa opinião, vai crescer muito. A gente esta mto pronto para pegar o bonde antes de ele começar a andar”, pontua João Vicente de Castro.
Como começou a internacionalização da Porta dos Fundos?
A Porta dos Fundos é controlada pela Paramount Global – o que é uma informação importante para entender sua expansão internacional. O conglomerado de mídia comprou parte majoritária da produtora brasileira em 2017, quando se chamava Viacom. Segundo a Veja, os sócios Antonio Tabet, Fábio Porchat, Gregório Duvivier, Ian SBF e João Vicente de Castro levaram, juntos, R$ 60 milhões nesta venda.
A Paramount Global é a grande empresa por trás da CBS, da MTV e da Nickelodeon, para se ter ideia. Ela atua em 180 países. A Porta dos Fundos começou a chegar em outros territórios depois que foi adquirida por ela.
Versões no México e na Polônia
A primeira empreitada ocorreu em 2019, com a criação da versão mexicana do canal Porta dos Fundos, lá nomeado de Backdoor. Já com 4,42 milhões de inscritos e um vídeo com mais de 65 milhões de visualizações, o canal publica versões em espanhol dos roteiros originais brasileiros. Para o lançamento, Gregorio Duvivier foi ao país para um workshop com os atores locais. A preocupação era “manter o DNA” do Porta dos Fundos.
Como a estratégia deu certo, o mesmo foi feito na Polônia. Lá, Porta dos Fundos virou “Backdoor – wyjście awaryjne” e os esquetes são exibidos no Comedy Central e divulgados também no YouTube. O Comedy Central é, também, uma subsidiária da Paramount Global.
A internacionalização é uma maneira de reaproveitar e revitalizar milhares de roteiros criados pelo Porta até hoje. Só no YouTube, são mais de 2 mil vídeos publicados desde a estreia. O próximo passo é, a partir do México, se consolidar em outros países latino-americanos. A escolha da parceria com o México já foi pensada com esse intuito: o sotaque mexicano é conhecido e bem aceito em toda a América Latina. A equipe mexicana já está, inclusive, escrevendo seus próprios roteiros (que são aprovados pela matriz brasileira: seis roteiros originais já foram gravados).