Após dois meses de testes no Canadá, o Instagram iniciou hoje (17) no Brasil a atualização que oculta o número de curtidas nas publicações.
A Rede Sociail mais utilizada no Brasil na atualidade, também era vítima de empresas especializadas na venda de likes que não conseguiam ser inibidos pela gigante pertencente ao grupo do Facebook.
A partir de agora, as publicações aparecerão desta forma:
Foto: Divulgação Instagram
De acordo com a empresa, a intenção é que “os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem”.
“Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias”, disse a empresa em nota.
O teste foi iniciado no último mês de maio no Canadá. Para o Instagram, os primeiros resultados são animadores, mas ainda é preciso analisar como a mudança afeta a experiência dos usuários do aplicativo.
E agora, como isso impactará a Indústria da Música no Brasil?
- O poder do engajamento
O engajamento sempre contou muito mais do que o número de curtidas nas publicações e agora, mais do que nunca, será um diferencial.
Como o seu público se engaja com seu conteúdo a ponto de comentar na publicação e compartilhar com seus amigos?
- Público Redes Sociais x Público dos Shows
Como sempre dialogamos aqui no MM, o público que frequenta os seus shows não é o mesmo das Redes Sociais.
Número de seguidores nas redes sociais nem sempre refletem na bilheteria.
A partir de agora o argumento de venda passa também a adquirir uma nova característica: como mostrar a um contratante que o seu show pode ter retorno de público?
- Análise de Métricas
As métricas das plataformas seguirão sendo apresentadas, porém, de forma interna.
Portanto, a análise desses dados internos pode uma avaliação maior sobre seu posicionamento nas redes.
Sobre esse temática digital, falamos sobre planejamento digital com Marina Mattoso, CEO da Jangada Comunicação, em seu coluna aqui no MM.
Ela deu dicas valiosas antes dessa atualização surgir, sobre o quanto era importante a estratégia para além dos números apresentados nas curtidas. São duas partes, para conferir a primeira, basta clicar aqui.