O Instagram fez um anúncio na quarta-feira (27) comunicando o início dos testes para utilizar ferramentas de monetização direta nas plataformas de IGTV e Live.
Primeiro, a partir de junho, o Instagram aumentará a capacidade dos usuários comprarem “selos” durante os vídeos do Instagram Live para mostrar suporte aos seus criadores favoritos.
Os selos terão preços em três níveis diferentes – US$ 0,99 centavos, US$ 1,99 e US$ 4,99 – e, no período de teste inicial, o Instagram compartilhará toda essa receita com os parceiros criadores. Para quem desejar ter acesso antecipado à ferramenta, o Instagram disponibilizou um formulário que pode ser acessado clicando aqui.
Além disso, o Instagram a partir da próxima semana começará a exibir anúncios no IGTV, o destino de vídeo de formato longo da plataforma, com pelo menos 55% da receita de publicidade compartilhada com os criadores. As marcas iniciais que exibirão anúncios da IGTV incluem Sephora, Puma e Ikea. Clique aqui para assistir.
Durante a pandemia do COVID-19, o Instagram sofreu uma explosão no uso da transmissão ao vivo: a empresa diz que as visualizações do Instagram Live aumentaram 70% de fevereiro a março de 2020. Isso acelerou os planos do Instagram de lançar as ferramentas.
“Vimos interesse [entre usuários do Instagram] no suporte a criadores on-line. Isso ressoa muito bem com os fãs, envolvidos e investidores em criadores de conteúdo ”, disse Jim Squires, vice-presidente de negócios do Instagram.
“Fornecer uma variedade de ferramentas de monetização é crucial para apoiar todos os criadores do Instagram, de estrelas digitais emergentes a artistas estabelecidos e tudo mais”, disse Justin Osofsky, COO do Instagram. “Estamos empolgados em adicionar essas duas novas fontes de receita à mistura de ferramentas para criadores de conteúdo para ajudá-los a gerar receita adicional para impulsionar seu trabalho”.
Os selos do Instagram Live serão lançados nos EUA em junho com um “pequeno grupo de criadores e empresas”, de acordo com a empresa. Nos próximos meses, a Rede Social planeja expandir a ferramenta nos EUA, Brasil, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Turquia, Espanha e México.
Os selos aparecerão ao lado do nome do usuário em um vídeo do Instagram Live, e os fãs com selos no Instagram Live se destacarão nos comentários. Os criadores verão uma lista de todos os compradores de selos, para que eles possam comunicar aos apoiadores durante uma transmissão ao vivo.
Os anúncios IGTV serão exibidos inicialmente quando as pessoas clicarem para assistir a vídeos IGTV de visualizações no feed do Instagram. Os anúncios em vídeo serão criados para celular – cada um com até 15 segundos de duração – e o Instagram planeja testar várias maneiras de exibir os spots, como a capacidade de pular um anúncio.
Além dos selos do Instagram Live e dos anúncios da IGTV, o Instagram também está tentando ajudar os criadores a expandir seus negócios de comércio eletrônico e conteúdo de marca na plataforma.
Ele anunciou recentemente o Live Shopping, que permitirá que criadores e marcas etiquetem produtos durante seus vídeos ao vivo. Nos próximos meses, o Instagram expandirá o acesso às compras para mais criadores que desejam vender seus próprios produtos.
O Instagram também planeja ampliar o acesso ao “Brand Collabs Manager”, uma marca de mercado para se conectar com patrocinadores, a todos os criadores dos EUA nos próximos meses.
Em tempo, recentemente o Instagram explicou as regras de direito autoral para a utilização de músicas na plataforma, acesse aqui e saiba mais.