in

Instagram e Facebook lançam recursos de Retrospectiva para o Stories e Feed

Os recursos permitem que as pessoas compartilhem com amigos e familiares seus momentos significativos de 2021

Foto: Divulgação

O Instagram e o Facebook lançam hoje recursos para as pessoas compartilharem com amigos e familiares seus momentos significativos de 2021. Pessoas de todo o mundo poderão ver o seu “Um Ano Juntos” totalmente personalizado no feed do Facebook e criar sua própria retrospectiva de 2021 usando seus Stories do Instagram.

No Facebook, o recurso mostrará quais os amigos, reações, lugares e pessoas que mais se destacaram para cada um. Já no Instagram, os usuários podem compartilhar sua ‘Retrospectiva’ personalizada de fim de ano nos Stories com todos os momentos significativos que tiveram ao longo de 2021.

Saiba o que está em alta no Reels esta semana com o #PoplineBizTrends

Os conteúdos vão trazer desde os principais acontecimentos, até os pequenos momentos de alegria que uniram os usuários durante o ano. A plataforma também vai sugerir postagens de recordação, mas também é possível escolher o que deseja compartilhar em seu Arquivo de Stories.

O “Um Ano Juntos” do Facebook estará disponível até 30 de dezembro, e a Retrospectiva do Instagram 2021 estará disponível por várias semanas. Ambos são totalmente personalizáveis para que as pessoas possam adicionar ou remover conteúdo e postagens.

Leia mais:

Retorno da ordem cronológica do feed

Quem é mais antigo no Instagram lembra que no começo da plataforma os conteúdos eram apresentados por ordem cronológica. A novidade é que o CEO do Instagram, Adam Mosseri, declarou nesta quinta-feira (9) que a plataforma está planejando o retorno do feed cronológico a partir do próximo ano.

A declaração foi feita durante uma sessão no Senado dos Estados Unidos, onde Mosseri foi interrogado por senadores sobre questões de segurança infantil no aplicativo e o impacto do aplicativo na saúde mental do usuários mais jovens.

Adam Mosseri | Foto: Getty Images

“Estamos focados há alguns anos em como dar às pessoas mais controle sobre suas experiências. Uma ideia que experimentamos publicamente é chamada de favoritos, onde você pode escolher um subconjunto de pessoas que deseja ter para aparecem no topo do feed. Outra em que estamos trabalhando há meses é uma versão cronológica do Instagram. Gostaria de ter um mês específico para informar agora. Mas agora estamos visando o primeiro trimestre do próximo ano”, disse Adam Mosseri.

O feed da empresa classificado por algoritmos, introduzido em 2016 e depois atualizado em 2017 para incluir postagens recomendadas, é amplamente rejeitado pelos usuários que preferem que suas postagens e as de seus amigos apareçam em tempo hábil. O feed atual usa IA para criar o que o Instagram considera um feed mais personalizado, com base na atividade dos usuários.