Uma nova ferramenta do Instagram pode ajudar a impulsionar lançamentos de artistas da música. Nas últimas semanas, alguns usuários começaram a ser notificados com lançamentos de faixas dos artistas que seguem. A equipe do POPline.Biz é Mundo da Música notou o uso da ferramenta por artistas internacionais, como a Kehlani em seu feat com Justin Bieber,.
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A ferramenta, que aparentemente ainda não está disponível para todos os usuários, permite que o artista divulgue o lançamento de uma faixa e compartilhe automaticamente com seus seguidores. Ao clicar na notificação, o usuário é levado diretamente para a página da música e já pode começar a usá-la em suas publicações de Reels, por exemplo.
O POPline.Biz entrou em contato como Instagram para entender como funciona a ferramenta, para quais usuários ela está liberada e em quais países. Em resposta, um porta-voz da Meta, dona da plataforma, disse:
“Estamos testando um conjunto de recursos que ajudarão os artistas musicais a se conectar com sua base de fãs para criar empolgação e visibilidade em torno de seus mais recentes lançamentos. Estas ferramentas permitirão que os artistas anunciem, façam um pré-lançamento e compartilhem novas músicas diretamente no Instagram”, um porta-voz da Meta.
Instagram e Facebook agora no TikTok
Considerado uma das maiores fontes de impulsionamento musical hoje, o TikTok conquistou um espaço grande no mercado nos últimos anos e vem despontando nas estratégias de comunicação digital dos artistas.
A plataforma de vídeos curtos virou foco de viralização e crescimento de músicas, fazendo, inclusive, com que grandes empresas passassem a acompanhar ativamente o que está despontando por lá e com que artistas criassem músicas pensando no TikTok. Vale destacar que o Reels do Instagram foi criado pensando em competir com a plataforma, tanto em formato, como em algoritmo de fácil viralização e alcance.
Bom, a novidade é que Zuckerberg se rendeu ao TikTok e agora o Instagram e o Facebook também possuem perfis por lá! Os dos perfis já nasceram verificados, mesmo ainda não tendo nenhuma publicação, como é o caso do Facebook.
Questionado sobre a estratégia de criar perfis na concorrência, o porta-voz da Meta revelou que “as marcas utilizam uma variedade de canais, incluindo as nossas plataformas de mídias sociais, para alcançar e engajar com as pessoas que utilizam seus produtos e serviços todos os dias”. Segundo ele, a intenção de “estabelecer uma presença de marca e cultivar a comunidade em plataformas como a TikTok ou outras não é diferente”.