in

Instagram aponta melhores recursos para artistas da música

Confira insights comparando cada ferramenta com um momento da carreira artística

Foto: Souvik Banerjee/Unsplash

O Instagram não para de mudar e aprimorar suas ferramentas. Novas experiências são constantemente atualizadas e acompanhar todas as tendências pode ser uma tarefa complicada no cenário multitarefas que, principalmente, os artistas independentes vivem.

Além de conhecer bem as ferramentas, o artista precisa continuar sendo Autêntico, Regular, Criativo e Engajado, e encontrar a voz de cada artista dentro destes quatro pilares, trabalhando com regularidade e proximidade, continua sendo chave para crescimento e sucesso na rede.

Sem contar que, hoje, a audiência está cada vez mais pulverizada. Seja na TV, em serviços de streaming, em redes sociais. O que não falta é conteúdo. E a chave é utilizar cada uma das superfícies que a plataforma oferece para se conectar com sua audiência, aproveitando 100% dos pontos de contato para se engajar com seus fãs.

E como cada uma dessas superfícies pode melhor te atender nesse aspecto? Confira abaixo insights comparando cada ferramenta com um momento da carreira artística:

Foto: Reprodução
  • O Feed e o Destaque são seu show, seu hit. Os momentos mais importantes da sua carreira e da sua vida, aqueles que traduzem sua essência, estão no feed. Seja através de vídeo, foto ou carrossel.
  • Os Stories são como backstage e vocês sabem o que dizem:” O que rola no backstage, fica no backstage”. Aqui são momentos pontuais da sua vida, da sua carreira, que merecem ser divididos com seus fãs.
  • O IGTV por outro lado pode funcionar como um documentário sobre sua vida, lifestyle e carreira: um papo mais longo com os fãs, onde você tem mais tempo para desenvolver sua narrativa e contar sua história.
  • A Live é o mais próximo que a gente pode chegar de uma performance ao vivo, mas não só! O mais importante é a oportunidade de resposta rápida, instantânea, e engajamento quente com seu público. As Lives podem ser feitas para contar sobre um projeto, discutir uma causa ou tema importante do momento com convidados, responder perguntas e até dar e receber aulas.

O que há de novo no Instagram?

Reels: novos filtros e ferramentas como Remix; é possível trabalhar com múltiplas faixas de áudio, escolhendo o volume entre áudio original do vídeo e trilha da biblioteca; e muito mais.

Testes de monetização com Shopping e IGTV: os testes estão acontecendo inicialmente nos EUA, mas estão tendo resultados positivos e a plataforma informou que pretende trazê-los ao Brasil – que é um país prioritário para o IG.

“Nosso objetivo é possibilitar que os criadores, não só grandes, mas também médios e emergentes, possam criar uma fonte de renda sustentável na plataforma”, revela o Instagram.

Dashboard Profissional: Após lançar o Reels e as Lives do Instagram, a plataforma viu uma rápida adoção pelos creators e empresas na criação de conteúdo nesses formatos. E a pandemia intensificou ainda mais isso. Por isso, eles trouxeram mais algumas atualizações nos Insights que ajudarão a entender e avaliar melhor seu desempenho no Instagram com base nesses formatos tão utilizados atualmente.

Para o Reels, foram disponibilizadas novas métricas, incluindo Contas Alcançadas, Reproduções, Curtidas, Comentários, Compartilhamentos e Salvamentos. Essas métricas estão disponíveis individualmente nos reels postados a partir do dia 14 de maio. Os Insights do Reels também serão adicionados aos Insights da Conta, e será possível visualizar: Contas Alcançadas, Interações, Principais Cenas, Biblioteca de Mídia.

As Lives do Instagram também ganharam novas métricas, sendo possível visualizar as contas alcançadas, o pico de visualizações simultâneas, os comentários e compartilhamentos para cada Live individualmente. Assim como Reels, essas métricas das Lives também vão aparecer nos Insights da conta, para dar uma visão mais ampla de como o Reels e as Lives influenciam no desempenho geral.