A Kantar IBOPE Media publicou neste mês de outubro a nova edição do estudo “Inside Radio” que reúne insights sobre os perfis e comportamentos dos ouvintes, o buzz do meio nas redes sociais, os novos formatos de áudio, as novas formas de consumo e as oportunidades que o meio oferece para as marcas em 2020. Faça o download do estudo completo clicando aqui.
Os dados que traçam o perfil do consumidor de rádio no Brasil, trazem informações que demonstram as tendências para o áudio no país: 9% dos entrevistados ouvem rádio online e 16% acessam o meio quando estão navegando na internet.
De acordo com o estudo, 3 a cada 5 ouvintes escutam rádio todos os dias e que cada ouvinte para cerca de 4h41 ouvindo o meio por dia. Em termos de relevância regional, foram analisadas 4 regiões: Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O Sul lidera o consumo de rádio com 83% de ouvintes na região, seguido pelo Nordeste e Centro-oeste com 79% cada e Sudeste com 77%.
A análise identificou, também, as principais mudanças durante o período de isolamento social: 46% dos ouvintes de rádio entrevistados ouviram serviços de streaming de áudio durante a pandemia e 25% aumentaram esse consumo.
Os podcasts, formato muito utilizado entre as rádios para alcançar os ouvintes sob demanda, conquistaram 24% dos ouvintes durante o perído de distanciamento social, desses 7% ouviram podcast pela primeira vez e 10% aumentaram o consumo durante a pandemia.
Nesse período, as lives ganharam escala e inundaram as redes, 75% dos entrevistados afirmaram terem começado a assistir lives de shows musicais a partir do início da quarentena. Deste público, mais da metade, 57%, são mulheres e 69% são millenials e geração X. As lives se revelaram uma grande oportunidade para as marcas.
As pessoas se mostraram abertas para novas experiências de publicidade, 41% afirmaram que pagariam para assistir uma live e 82% se recordam das marcas anunciantes das lives que viram.
No primeiro semestre de 2020, 5.260 anunciantes investiram em rádio, nos quais 2.700 são exclusivos e 2.232 novos anunciantes, ou seja, que não haviam feito publicidade no primeiro semestre de 2019 em Rádio. Para novas marcas, esse número chega a 2.924, com 3.093 exclusivos e 6.283 marcas no total.
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