O Global Head of Music no YouTube, Lyor Cohen em entrevista ao MBW Podcast fala da sua opinião sobre o vídeo de formato curto e explica porquê, para ele, representa uma grande ameaça. No entanto, o executivo também acha que pode salvar a indústria musical.
No programa do MBW Podcast, Cohen conta que tem receio sobre as plataformas de vídeo de formato curto que não conseguem levar os usuários a um envolvimento mais profundo com música e conteúdo de artista.
Leia Mais:
- YouTube pagou R$ 20 bi à indústria da música em 12 meses
- YouTube Music e Premium ultrapassam 50 milhões de assinantes
- Shorts Fund começa a distribuir dinheiro para criadores do YouTube
“Vídeos curtos que não levam a lugar nenhum são a coisa mais perigosa que já vi no mundo da música em muito tempo”, afirma Cohen.
Ainda de acordo com Lyor Cohen no episódio, se o vídeo de formato curto não for controlado, o aumento cada vez maior do consumo de música nesses tipos de plataformas podem se tornar o que ele chama de uma das “maiores crises da indústria da música até hoje”.
O executivo argumenta que a abordagem do YouTube com o YouTube Shorts oferece uma distinção das demais plataformas do gênero por conectar os possíveis fãs a um conteúdo visual e de áudio mais longo/profundo sobre artistas.
Para Cohen, três problemas estão crescendo atualmente na indústria da música: o primeiro é a expectativa de que os artistas modernos gastam uma quantidade significativa de seu tempo, criatividade e energia em certas plataformas de mídia social, que, na visão do executivo, raramente levam a um fandom mais profundo entre os consumidores.
Já o segundo está nos próprios consumidores e na sua preocupação de que a próxima geração de fãs não esteja se aprofundando nos artistas, suas histórias e seus catálogos. Por sua vez, o terceiro está nas gravadoras, que estavam acostumadas a trabalhar até uma data em uma campanha de artistas que possuem contrato longo e focar nela. No entanto, o executivo explica que há um ‘alongamento do processo de quebra’ de um artista.
Segundo o executivo, a migração de fãs de plataformas de mídia social de longa data para serviços de vídeo curto é uma grande oportunidade para a indústria da música promover o verdadeiro fandom em um vasto público potencial em todo o mundo. Cohen enfatiza no episódio que acredita que o YouTube Shorts pode desempenhar um papel vital nessa evolução.
No entanto, Cohen também adverte a indústria da música para abandonar seu atual estado ‘eufórico’ e pensar muito sobre como o papel do vídeo curto deve evoluir para melhor servir a próxima geração de fãs e artistas.