Menu
in

Indústria da música ao vivo do UK processa governo local

A ação pretende pressionar o governo britânico para divulgar os resultados dos eventos-teste

Foto: Cody Board/Unsplash

A indústria da música ao vivo do Reino Unido está processando o Governo britânico. A ação legal foi lançada ontem (24) para pressionar a publicação de um relatório da Fase 1 do Programa de Pesquisa de Eventos do Governo (ERP). O objetivo do ERP é estudar “o risco de transmissão do Covid-19” devido à participação em eventos esportivos e de entretenimento e conferências de negócios.

O setor de entretenimento ao vivo no país passou os últimos meses participando de eventos piloto de capacidade total como parte do ERP – incluindo os prêmios BRIT na arena O2, um festival ao ar livre em Liverpool para 5.000 pessoas e o festival Download para 10.000 pessoas no final de semana passado.

Mesmo com a vacinação avançada no Reino Unido, ontem, o órgão da indústria de música ao vivo LIVE e uma série de empresas de teatro, incluindo Andrew Lloyd Webber’s Really Useful Group e os produtores de teatro Cameron Mackintosh, Michael Harrison e Sonia Friedman, iniciaram processos judiciais contra o governo para forçá-lo a entregar os dados da pesquisa .

Os eventos piloto têm sido “um grande sucesso” de acordo com os representantes que atuam na justiça, que afirmam que o próprio governo o confirmou em várias reportagens na imprensa, “mostrando que, com as devidas precauções, eventos ao vivo em plena capacidade podem prosseguir com segurança”.

Apesar do sucesso desses eventos, os grupos que processam o Governo argumentam que ele optou por “manter a indústria de entretenimento ao vivo sob severas restrições a partir de 21 de junho, permitindo que partes da economia que não tenham sido objeto de estudos científicos semelhantes, incluindo hotelaria, transporte público e varejo, para operar”.

Restrições impostas pela pandemia

No início deste mês, o governo britânico anunciou um atraso de quatro semanas para o fim das restrições da Covid do país, originalmente planejadas para serem suspensas em 21 de junho, o que teria permitido que eventos de grande escala ocorressem legalmente a partir dessa data.

Aqueles que iniciaram a ação legal, citam uma pesquisa da indústria que indica que o atraso de quatro semanas para a reabertura levará ao cancelamento de cerca de 5.000 shows de música ao vivo, bem como inúmeras produções de teatro em todo o país, custando centenas de milhões de libras em receitas perdidas. Esse impacto era “bem conhecido do governo”, afirma a indústria ao vivo, de acordo com avaliações de impacto econômico do ERP que vazaram e foram noticiadas pelo site MBW.

“Além de se recusar a publicar os resultados do ERP, o Governo ainda deve fornecer qualquer forma de esquema de segurança para o setor ou deixar claro qual tipo de mitigações contínuas podem ser necessárias no futuro – efetivamente tornando impossível planejar para qualquer negócios de entretenimento ao vivo”, declarou a indústria ao vivo e empresas de teatro em um comunicado à imprensa.

A indústria de música ao vivo e as empresas de teatro também argumentam que o governo britânico “violou flagrantemente o ‘dever de franqueza’, que exige que seja transparente quando confrontado com um desafio legal”. Afirmam ainda que “nenhuma das razões invocadas para a retenção do material do Programa de Pesquisa de Eventos que procuram resiste ao exame minucioso”.

Eles solicitaram ao Tribunal que considerasse seu pedido em uma audiência de urgência o mais rápido possível. Lançado em março de 2021, o LIVE é um órgão guarda-chuva para associações da indústria musical que representam 3.150 empresas, mais de 4.000 artistas e 2.000 trabalhadores de bastidores.

Andrew Lloyd Webber disse: “Na semana passada, rejeitei o convite do governo para que a ‘Cinderela’ fosse escolhida como uma parte de última hora do Programa de Pesquisa de Eventos. Hoje, com uma variedade de vozes de todo o teatro e indústrias de entretenimento ao vivo, somos forçados a ir mais longe. Agora simplesmente devemos ver os dados que estão sendo usados ​​para estrangular nossa indústria de forma injusta. As ações do governo estão forçando as companhias de teatro e música a cair de um penhasco à medida que o verão avança, enquanto seleciona eventos esportivos de alto nível para ir em frente. A situação está além da urgência”.

Stuart Galbraith, promotor de música e cofundador da LIVE, o órgão representativo da indústria de música ao vivo, disse: “A indústria de música ao vivo tem estado muito disposta a trabalhar com o governo no último ano para mostrar que nossa indústria pode operar com segurança. “Mas é intolerável que depois de realizar programas piloto para o Programa de Pesquisa de Eventos do Governo, às nossas próprias custas, tenhamos sido impedidos de ver os resultados, deixando todo o setor no limbo com a chance real de que todo o verão pudesse entrar em colapso pela segunda vez ano consecutivo.

“Mesmo agora, o setor de música ao vivo não tem ideia do que o resto do verão trará, e ficamos com a completa incapacidade de planejar com antecedência devido à contínua relutância do governo em fornecer alguma forma de seguro para permitir que os eventos avancem.”

Peter Gabriel, do WOMAD Festival, disse: “Sem a intervenção governamental imediata, a indústria do festival está à beira do colapso. Isso não significa dinheiro, significa fornecer a certeza que nos permite realizar festivais, orientações sobre segurança e uma compreensão de como o momento deles nos afeta no mundo real”, eiz.

“No final desta semana, WOMAD enfrentará uma decisão muito difícil e de partir o coração. Estão em jogo milhões de libras em investimentos e o sustento de cerca de cinco mil pessoas. Vários eventos piloto foram executados com sucesso nos últimos meses. Mas, como outras equipes do festival, precisamos saber o que essa pesquisa significa para o WOMAD. Nós lutamos para entender por que esses testes ocorreram se o governo agora não pode nos dizer os resultados e como isso afetará a todos nós“.

Craig Hassall, CEO do Royal Albert Hall, disse: “A incerteza crônica e a indecisão infinita do governo, e os eventos piloto sem resultados publicados, prejudicaram a confiança do público e prejudicaram ainda mais um setor que já foi dizimado pela pandemia. Enquanto locais como o Royal Albert Hall, e centenas de outros em todo o país, forem impedidos de operar efetivamente sem justificativa, não podemos desempenhar nossa parte no apoio ao ecossistema crítico de freelancers, pequenas empresas e fornecedores que dependem de nós e que precisam desesperadamente de trabalho”.

 

Compartilhe:

Sair da versão mobile