in

‘Ilusão (Cracolândia)’: case de sucesso nas plataformas digitais relata a luta e a dor das famílias que convivem com o vício

Divulgação
Parceria inédita entre Alok, MC Hariel, MC Ryan SP, MC Davi, Salvador da Rima e DJW

Divulgação

Um projeto que alinha cunho social e música: “Ilusão (Cracolândia)” foi lançada no dia 13 de novembro em uma parceria inédita com o Grupo GR6, e o 5º melhor DJ do mundo pela revista DJ Mag, Alok, se une aos nomes do funk MC HarielMC Ryan SPMC DaviSalvador da Rima e o DJW.

Com letra forte, a música faz alusão à famosa rua do centro de São Paulo onde o comércio ilegal divide espaço com usuários de drogas;

Cracolândia também ganhou videoclipe com uma produção carregada de simbolismo que relata a luta contra o vício, a dor das famílias que convivem com ele e a contraposição de todo esse contexto, representada pela pureza das crianças.

“É uma população abandonada pela maioria, tanto poder público, como quem passa por eles, vistos como marginais e não como pessoas que precisam de ajuda, que, apesar do vício que vivem, são pessoas que perderam sonhos, famílias, ideais, por causa da droga, e quisemos retratar essas pessoas esquecidas”, fala o MC Hariel.

Para o Ryan é um sonho realizado: “Fazer parte deste projeto junto com Alok, uma referência mundial, além dos meus parceiros de funk, é muito satisfatório. O impacto que isso pode ter, é que a favela tem voz! Gostaria que todos que ouvirem, tenham um impacto no coração e percebam que tudo isso é ilusão, seja o mano da favela, como o playboy”.

Com produção do Alok, a música traz a força do funk consciente, diferente dos ritmos eletrônicos trabalhado nas produções do DJ. O estilo musical que ganha cada vez mais espaço na cena, busca alertar e conscientizar as pessoas sobre problemas do nosso cotidiano, sem, é claro, deixar de apresentar à população as virtudes da periferia, com mensagens de alerta, esperança e fé. 

Questionado sobre essa parceria, Alok comenta: “É muita honra fazer parte dessa história! Esse é um projeto com muita gente envolvida que acaba se tornando referência para outros jovens com esse poder transformador traduzido em música que é capaz de levar reflexão para muita gente. Eles inspiram não só a mim, mas também jovens que dependem de incentivo para sonhar. Eu estou realmente muito orgulhoso do resultado”.

“Para mim essa música representa muita coisa! Além do projeto e das pessoas que estão envolvidas, é uma oportunidade maravilhosa que me deram, tem a mensagem que traz, porque são coisas que rodeiam a gente, principalmente na periferia”, diz Salvador da Rima.

 

   

Case de Sucesso – Plataformas Digitais

Com menos de 1 mês de lançamento, a música já alcançou resultados expressivos nas principais plataformas digitais:

  • Mais de 7 milhões de streams nas plataformas digitais Amazon Music, Apple Music, Deezer, Spotify e Tidal;
  • Mais de 30 milhões de visualizações do vídeo clipe no YouTube Brasil;
  • Diversos destaques em Playlists Editoriais das plataformas;
  • Número 1 no TOP 100 da Deezer;
  • Número 1 no TOP 50 do Spotify;

O projeto envolveu mais de 50 profissionais e a agregadora responsável pelo lançamento, a Ingrooves Brazil, falou sobre a experiência e a importância desse trabalho:

“As reflexões e conversas proporcionadas por Ilusão (Cracolândia) mostram cada vez mais que é possível construir hits que abordem temas nem sempre tão fáceis ou agradáveis de discutir, e que tudo isso pode ser embalado por qualquer estilo musical, até mesmo, pela união de dois estilos tão peculiares como o eletrônico energético de Alok, e a potência dos artistas da família GR6 Music.

Em momentos tão desafiadores como o que estamos vivendo é sempre reconfortante saber que é possível, que existem alternativas, que dá pra falar de temas urgentes e necessários! Ah… E claro: é importante a gente estar ciente que existe “uma molecada viciada em canetar” e que suas músicas podem ajudar a transformar o mundo. Pra nós é uma grande honra colaborar na construção desta história”, destaca a Ingrooves Brazil.

MC Hariel participou do programa do canal da Genius Brasil “Explicando Linhas” e, bastante emocionado, contou seu processo de composição e a dor das famílias que estão no ambiente do vício das drogas.

 

 
 
Com a mensagem coesa, “Ilusão (Cracolândia)” fortalece a nova fase de consciência social do Funk, que sempre existiu, mas, que agora ganha mais protagonismo no mainstream.
 
A música consegue jogar luz para um debate importante da sociedade, não apenas restrito à rua do centro de São Paulo, mas, para a realidade jovem brasileira.
 
Em 2020, o mercado musical acumula exemplos que o discurso sincero da influência e a utilização da música como ferramenta de transformação social, são um grande case de sucesso.