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IGTV: desnecessário ou uma nova possibilidade estratégica para o mercado da música?

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Kevin Systrom Co-Founder e CEO IGTV

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Há um pouco mais de 1 mês, o Instagram surpreende com o lançamento do IGTV: um possível (ou não) concorrente direto ao YouTube. Sabemos que o Instagram possui uma infinidade de recursos: live, stories, feed de notícias… será que o IGTV está sendo utilizado?

Perguntamos exatamente isso em nosso stories: “você usa o IGTV seja como consumidor ou produtor de conteúdo?” e o resultado foi: 75% não utilizam, enquanto apenas 25% já são adeptos da plataforma.

Logo no lançamento da plataforma, falamos aqui no MM como alguns artistas consolidados estavam usando a plataforma. Hoje, traremos esses dados observando também artistas independentes:

A plataforma tem sido espaço para vídeos cover/vídeos de shows;
Apesar da plataforma permitir até 1h de vídeo, nenhum artista que podemos mapear, utilizou mais do que 10min por vídeo;
A dupla Marcos & Belutti fez uma parceria com o Multishow e no IGTV do canal, lançaram o seu clipe “Dá um Minutinho Pra Mim”;
O cantor Jaden Smith lançou um EP exclusivamente para o IGTV! As músicas só podiam ser ouvidas em partes, em vídeos da plataforma;
Como já comentamos, Anitta mostrou os bastidores do lançamento de “Medicina” também na plataforma.

Entre adeptos e críticos do IGTV, mais do que a “obrigatoriedade” de estar em todos os lugares, o planejamento é fundamental. Será que vale a pena investir na criação de conteúdo em diferentes redes se o seu público não estiver nelas?

Entender as possibilidades estratégicas do mercado é importante, mas, o foco estratégico é fundamental.