O mercado global de música gravada cresceu 18,5% em 2021, impulsionado pelo crescimento do streaming por assinatura paga, de acordo com a IFPI, a organização que representa a indústria da música gravada em todo o mundo. Os números divulgados ontem (22) no IFPI Global Music Report mostram que as receitas totais para 2021 foram de US$ 25,9 bilhões (cerca de R$ 125,6 bilhões).
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As receitas de streaming de assinaturas pagas aumentaram 21,9%, para US$ 12,3 bilhões (cerca de R$ 59,6 bilhões) . De acordo com a IFPI, havia 523 milhões de usuários premium nas plataformas no final de 2021.
O streaming total (incluindo assinatura paga e suportada por publicidade) cresceu 24,3% para atingir US$ 16,9 bilhões (cerca de R$ 81,9 bilhões), ou 65% do total de receitas globais de música gravada. Além das receitas de streaming, o crescimento foi sustentado por ganhos em outras áreas, incluindo formatos físicos (+16,1%) e direitos de performance ou direitos de execução pública (+4,0%).
De acordo com a IFPI, as gravadoras estão trabalhando para impulsionar esse crescimento contínuo para o ecossistema musical mais amplo. Com equipes locais e experiência em todo o mundo, eles investem em artistas e gêneros locais e apoiam seu desenvolvimento.
Em mercados de alto potencial de crescimento na Ásia, América Latina e África, bem como em mercados mais maduros, como Europa e América do Norte, as gravadoras estão criando raízes profundas e ajudando a promover o avanço contínuo de ecossistemas musicais locais vibrantes e diversos.
Abrindo uma conferência de imprensa em Londres para divulgar o relatório, a presidente-executiva da IFPI, Frances Moore, expressou preocupação com a guerra na Ucrânia e a crise humanitária resultante, dizendo: “ fazemos nosso apelo para o fim da violência”.
Comentando o Global Music Report, Moore continuou: “Em todo o mundo, as gravadoras estão se engajando em um nível muito local, para apoiar as culturas musicais e promover o desenvolvimento de ecossistemas musicais emergentes – defendendo a música local e criando oportunidades para que ela alcance uma audiência global. À medida que mais mercados amadurecem, eles se unem e contribuem para o mundo da música rico e globalmente interconectado.”
“Consequentemente, o mercado de música de hoje é o mais competitivo da história. Os fãs estão curtindo mais música do que nunca e de muitas maneiras novas e diferentes. Isso cria enormes oportunidades para os artistas. Aqueles que optam por fazer parceria com uma gravadora, o fazem para se beneficiar do suporte de equipes globais ágeis e altamente responsivas de especialistas dedicados a ajudá-los a alcançar o sucesso comercial e criativo e a construir suas carreiras de longo prazo”, afirma a executiva da IFPI.
“À medida que as tecnologias e o ambiente online continuam evoluindo e se expandindo, o mesmo acontece com as oportunidades criativas de compartilhar experiências musicais. Do metaverso ao conteúdo do jogo, as gravadoras investiram nas pessoas e nas tecnologias para oferecer experiências novas e altamente interativas – aumentando as formas em evolução para os artistas fazerem conexões com seus fãs”, finaliza Frances Moore.
Os principais mercados da música do mundo são:
1º – EUA
2º – Japão
3º – Reino Unido
4º – Alemanha
5º – França
6º – China
7º – Coreia do Sul
8º – Canadá
9º – Austrália
10º – Itália
Crescimento nas outras regiões do mundo
As receitas de música gravada cresceram em todas as regiões do mundo em 2021. A Ásia cresceu 16,1%, com o seu maior mercado, o Japão, registrando um crescimento de 9,3%. Excluindo o Japão, a região teve um aumento de 24,6% nas receitas. Em uma tendência contínua, a Ásia também respondeu por uma parcela significativa das receitas físicas globais (49,6%).
A Australásia teve um crescimento de 4,1%. A Austrália (+3,4%) permaneceu como um dos 10 principais mercados do mundo e a Nova Zelândia viu um aumento nas receitas de streaming empurrando o mercado geral para um crescimento de 8,2%.
As receitas na Europa, a segunda maior região de música gravada do mundo, cresceram 15,4%, um aumento acentuado em relação à taxa de crescimento do ano anterior de 3,2%. Todos os maiores mercados da região tiveram crescimento percentual de dois dígitos: Reino Unido (+13,2%), Alemanha (+12,6%) e França (+11,8%).
A América Latina teve um crescimento de 31,2% – uma das maiores taxas de crescimento do mundo. O streaming representou 85,9% do mercado, uma das maiores proporções em qualquer região.
O Oriente Médio e Norte da África – separados pela primeira vez como uma região separada no Global Music Report – tiveram um crescimento de 35,0%; a taxa de crescimento regional mais rápida do mundo. O streaming foi um impulsionador particularmente forte na região, com 95,3% de participação no mercado.
A África Subsaariana – também separada pela primeira vez nos relatórios da IFPI – teve um crescimento de receita de 9,6% em 2021, em grande parte impulsionado pelo streaming. O suporte a anúncios foi particularmente forte nessa região, com as receitas desse formato crescendo 56,4%.
A região dos EUA e Canadá cresceu 22,0% em 2021, superando a taxa de crescimento global. Só o mercado dos EUA cresceu 22,6% e as receitas de música gravada no Canadá cresceram 12,6%. Confira o relatório do IFPI Global Music Report, acessando aqui.