Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

IFPI nomeia Drake como o ‘artista global em vendas musicais’; prêmio reflete sucesso nos formatos digitais e físicos, confira

Andrew Chin/Getty Images
Foto: Getty Images / Uso Autorizado POPline
Andrew Chin/Getty Images

A IFPI, organização que representa a indústria fonográfica mundial, nomeou Drake como o artista global em vendas musicais em 2018, acompanhando o sucesso global de seu quinto álbum, ‘Scorpion’, que inclui as faixas ‘God’s Plan’, ‘Nice for What’ e ‘In My Feelings’.

Drake é o único artista a ter esse título várias vezes, sendo o primeiro em 2016.

Lançado em junho de 2018, o álbum duplo de 25 faixas de Drake quebrou vários recordes globais em sua primeira semana de lançamento. O Scorpion foi o primeiro álbum a atingir 1 bilhão de transmissões em todas as plataformas em todo o mundo. De acordo com dados da IFPI, a Apple Music informou que o álbum alcançou o número um em 92 países. Antes do lançamento do Scorpion, a faixa do álbum God’s Plan, lançada em janeiro, quebrou recordes de streaming no Spotify e na Apple com mais de 14 milhões de transmissões.

Drake é o ganhador do sexto Prêmio de Artista de Gravação Global do IFPI; o reconhecimento que reflete o sucesso mundial de um artista em formatos de música digital e física, de fluxos a vinil. Os vencedores anteriores deste prestigiado prêmio são One Direction (2013), Taylor Swift (2014), Adele (2015), Drake (2016) e Ed Sheeran (2017).

Frances Moore, chefe-executivo da IFPI, disse: “Drake teve um ano incrível, recorde, que é mais do que digno do título de Artista Global de Gravação do Ano. Drake ganhando este prêmio pela segunda vez é prova de seu apelo global contínuo e sua capacidade de se envolver e se conectar com os fãs. Os dez artistas deste ano refletem o apelo global da música. De superstars modernos como Drake, Ed Sheeran e Ariana Grande, ao surgimento de gêneros como K-Pop, a bandas como Queen, os fãs estão explorando e desfrutando de música de todos os tipos e de todos os cantos do mundo”.

GAC2018

 

O grupo BTS, a boyband da Coreia do Sul, aparece em segundo lugar na lista da IFPI após o sucesso global do álbum LOVE YOURSELF 轉 Tear, lançado em maio de 2018, e LOVE YOURSELF 結 Answer, lançado em agosto de 2018. Desde a sua formação em 2013, a BTS estabeleceram uma base de fãs verdadeiramente global – conhecida como ARMY – e tem sido fundamental para levar o K-Pop a um palco global, lembra a IFPI no relatório.

Ed Sheeran, ganhador do prêmio 2017, mantém uma forte posição no terceiro lugar, com a contínua popularidade de seu terceiro álbum de estúdio ‘Divide’ e seus singles, incluindo os hits globais de ‘Shape of You’, ‘Castle on the Hill’, ‘Galway Girland’ e ‘Perfect’.

O prêmio IFPI de Melhor Artista Recorde do Ano e Top 10 foi o primeiro, e continua sendo o único, referência no mercado musical por apontar com precisão o engajamento com artistas em canais de streaming, junto com álbuns digitais e físicos e vendas de singles em nível global.

TOP 10 ARTISTAS DE GRAVAÇÃO GLOBAL DE 2018

1 – Drake

2 – BTS

3 – Ed Sheeran

4 – Post Malone

5 – Eminem

6 – Queen

7 – Imagine Dragons

8 – Ariana Grande

9 – Lady Gaga

10 – Bruno Mars

(fonte: IFPI)

VENCEDORES ANTERIORES

2017 – Ed Sheeran

2016 – Drake

2015 – Adele

2014 – Taylor Swift

2013 – One Direction

(fonte: IFPI)

O gráfico independente do IFPI, Artista Global do Ano, inclui vendas de álbuns – nos formatos digital, CD e vinil; singles, baixados e físicos; e fluxos ao longo do ano. O resultado gráfico inclui todas as músicas de cada artista em destaque, não apenas uma faixa ou álbum. A IFPI usa unidades equivalentes de álbuns para combinar medições de downloads, vendas físicas e fluxos.

Destaques

#Geek

Após faturar US$ 1,3 bilhão de bilheteria, "Deadpool & Wolverine" repete sucesso de público no streaming.

#Mercado

Mais um recorde para a MC Cabral! Nesta segunda-feira (18), Anitta atingiu a marca de 40 milhões de ouvintes mensais no Spotify, o que...

#Geek

"Ainda Estou Aqui" é o mais novo sucesso do cinema nacional e ultrapassa R$ 23,5 milhões de bilheteria no Brasil.