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Ícone fashion? Como Billie Eilish criou um estilo único com seu visual “streetwear” para garotas


Ela é praticamente uma anti-estrela pop. Aos 17 anos, o fenômeno Billie Eilish subverteu não somente as regras de como fazer música para as massas, mas também como uma artista feminina deve se apresentar. Ela vai na contramão da doçura de uma Ariana Grande, da sensualidade de uma Rihanna, da extravagância de uma Lady Gaga ou da exuberância de uma Beyoncé. A norte-americana de aparência “entediada” e cabelos levemente tingidos em tons de azul e lilás vem quebrando recordes e acaba de se tornar a primeira artista nascida neste milênio a alcançar o Top 5 da parada de singles da Billboard. Mas ela também ficou conhecida por praticamente se esconder dentro de roupas largas em suas aparições públicas. E todo o mistério em torno da cantora não é involuntário.

Há um real motivo para isso. Hoje, Billie é considerada pela imprensa americana como a ‘adolescente mais comentada do planeta’. Seu impacto fashion e musical entre os jovens é tido como o que Avril Lavigne conseguiu no início dos anos 2000. E agora, a cantora é uma das contratadas da Calvin Klein e faz parte da campanha “Eu falo a minha verdade em #MyCalvins”. Nela, a adolescente explica por que ela sempre recorre a roupas superdimensionadas.

“Eu não quero que o mundo saiba tudo sobre mim. Quero dizer, é por isso que eu uso roupas grandes e largas. Ninguém deve ter uma opinião sobre o que eu visto por baixo, sabe? Dessa forma, ninguém pode dizer: ‘ah, você é magra’ ou ‘ela tem uma bunda chata ou uma bunda gorda’. Ninguém pode dizer nada porque ninguém sabe sobre nada”, explica Billie à revista People sobre o método que encontrou para evitar que as pessoas a julguem pela forma do corpo ou causem algum tipo de constrangimento.

“Se eu fosse um menino e estivesse usando essas roupas folgadas, ninguém notaria. Há pessoas lá fora dizendo: ‘Vista-se como uma garota pela primeira vez! Use roupas apertadas que você seria muito mais bonita e sua carreira seria muito melhor!’ Não, não. Literalmente não”, refutou Billie, que geralmente tem o rosto de um personagem de desenho animado estampado em suas malhas ou menções à artistas e bandas de sua preferência.

E é claro que os tênis escolhidos para usar com o outfit também precisam se destacar. Entretanto, Billie faz a sincerona e afirma que nem todos os pares que ganha de graça são do seu agrado. “Por incrível que pareça, eu recebo uns doze pares de tênis por semana. E muitos deles são feios. Honestamente, metade é incrível e eu amo isso. Mas metade eu fico tipo: ‘vish'”.

Ela aposta em looks mais sóbrios, mas também curte cores vivas e ‘logotipos’ estampados como este modelo da Louis Vuitton by Etai Drori (Foto: Reprodução/Instagram)

Além de cantora e compositora, Eilish é sua própria diretora de criação artística e, aos poucos, desenvolve os produtos do universo que a rodeia para fãs obcecados por seu estilo e interessados em sua música, clipes, interação em redes sociais e, claro, seu estilo de vida. “Eu poderia simplesmente ser do tipo ‘você vai escolher minhas roupas, alguém vai tratar meus vídeos, alguém vai dirigir e eu não vou ter nada a ver com eles’. Daí ‘alguém mais’ escreve minha música, outra pessoa produz, e eu não falo nada sobre isso. Outro cuida do meu Instagram. Mas eu não sou esse tipo de pessoa. E eu prefiro morrer do que ser esse tipo de artista.”

O estilo dela é o mesmo no dia a dia e nos palcos. Mas sim, Billie conta com a parceria da stylist Samantha Burkhart, responsável pelo estilo de estrelas como Sia e Kesha, e por escolher as peças largas e sobreposições no melhor estilo rapper dos anos 1980 e 90 já tão associadas à ela. Grandes marcas também fazem a cabeça da jovem: Louis Vuitton, Gucci e Balenciaga são as mais usadas, embora curiosamente nem todas as peças sejam originais, como muita gente pensaria. Entretanto, quem monta os looks é a própria cantora.

Em 2017 ela já sonhava em criar a própria marca. “Moda e estilo me inspiram, estou aprendendo e fazendo algumas de minhas peças. Espero algum dia que elas se tornem uma marca ou collab, algo do tipo”, disse à época ao site Milk Xyz. Não demorou muito para que Billie lançasse sua linha de produtos, chamada Blohsh. Camisetas e moletons, todas desenhadas por ela, são vendidas no site oficial. “Eu costumava esboçar todas as ideias possíveis. Fiz isso de uma maneira realmente louca. Eu baixava uma foto de um moletom branco do Google e depois pintava os desenhos exatamente onde eu queria”, disse à Billboard.

No fim das contas, não é apenas a música de Billie Eilish que as pessoas têm falado. Ela tem um dos armários mais originais que já vimos por aí. Da combinação de roupas de grandes grifes da cabeça aos pés e outras de treino monocromáticas de seda, a jovem não aparenta timidez quando se trata de experimentar a moda. Confira 20 looks, todos extraídos do Instagram da cantora:

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