A cantora Vanusa morreu na manhã deste domingo, aos 73 anos, na casa de repouso em que ela vivia em Santos, no litoral de São Paulo. Um enfermeiro do local, onde a artista morava há dois anos, percebeu que ela estava sem batimentos cardíacos, por volta das 5h30, quando acionou uma equipe de paramédicos, que constatou a morte por insuficiência respiratória.
Nos meses de setembro e outubro, Vanusa esteve internada no Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos, por um quadro grave de pneumonia. Vanusa Santos Flores nasceu em 22 de setembro de 1947, na cidade de Cruzeiro (SP), mas foi criada em Uberaba (MG).
Com mais de 20 discos lançados ao longo da carreira e 3 mais de milhões de cópias vendidas, a cantora e compositora era mais identificada com a canção popular do que com a MPB, mas flutuou entre gêneros como rock, funk americano e samba. Famosa pela Jovem Guarda, emplacou sucesso como “Manhãs de Setembro”, “Sonhos de um Palhaço” e “Paralelas”.
Homenagens
Amigos famosos e parentes da cantora lamentaram sua partida. Gretchen postou uma foto da colega, que teve como “inspiração”. “Minha amiga linda. Só quero lembrar de você assim. Você foi minha inspiração como mulher. Independente,determinada,livre e que viveu de verdade”, publicou.
O cantor Buchecha prestou seus sentimentos. “Que pena ,descanse em paz rainha Vanusa, que Deus te receba de braços abertos e ampare aos seus familiares aqui”, disse ele. O mesmo tom seguiu a cantora Angela Ro Ro, compartilhando um vídeo da música “Compasso”, uma parceria das duas. Mara Maravilha postou um vídeo com Vanusa e lembrou a amizade das duas.
Que pena ,descanse em paz rainha Vanusa, que Deus te receba de braços abertos e ampare aos seus familiares aqui 😔⚫️🙌🏾🙏🏼 pic.twitter.com/vgn5RYGlQN
— BUCHECHA (@BuchechaOficial) November 8, 2020