Uma nova pesquisa encomendada pela IBM aponta que a América Latina teve uma forte aceleração na implementação de Inteligência Artificial (IA) nos últimos dois anos em grandes empresas (com mais de mil funcionários). Entre os setores da indústria criativa, estão o trabalho digital e o marketing, parte dos quais o setor musical beneficia-se nos últimos anos. Segundo o IFPI, cerca de 88% da receita por execução pública é baseada em streams. O mercado também enfrenta desafios de implementação da inteligência artificial (IA) generativa.
Por meio de entrevistas a profissionais de tecnologia de informação e comunicação, a pesquisa da IBM aponta que na Argentina, no Brasil, no Chile, na Colômbia, no México e no Peru, 67% disseram que suas organizações aceleraram a implantação da IA nos últimos 24 meses. Isso está acima da média global, que é de 59%. A pesquisa chama-se “IBM Global AI Adoption Index 2023” e foi conduzida pela Morning Consult, em nome da IBM.
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IA generativa
Desde dezembro de 2023, grandes empresas da tecnologia com plataformas voltadas à música, como Apple, lançaram suas aplicações de inteligência artificial generativa. Elas são capazes de gerar criações de texto, melodia e imagens por meio de comandos algoritmos.
O estudo demonstra que as empresas latinas estão interessadas nas aplicações com IA generativa. Dentre as empresas pesquisadas, 37% dizem estar implementando-a ativamente esta tecnologia e 45% afirmam já estar explorando.
O IBM AI Adoption Index também revela que, seguindo a tendência global, a maior barreira para a adoção de IA nas empresas da América Latina é a limitação de habilidades, conhecimento ou especialização no tema (32%). Para minimizar esta questão, 38% das empresas estão planejando investir em requalificar e desenvolver as respectivas equipes nos próximos 12 meses.
“Temos observado empresas de todos os setores e tamanhos passando da fase de experimentação para fazerem novos investimentos em IA ao tirarem proveito dos benefícios já trazidos por esta tecnologia. Isso mostra a grande oportunidade que há para explorar novos casos de uso, aproveitando os ganhos que a IA pode gerar, mantendo a confiança e a governança como peças centrais, cocriando com o ecossistema e capacitando profissionais para a construção do futuro. O potencial é imenso”, disse Tonny Martins, gerente geral da IBM América Latina.
Os resultados fazem parte do estudo que foi realizado em novembro de 2023 com uma amostra representativa de 8.584 profissionais de TI de 20 países: Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Cingapura, Coreia do Sul, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, EUA e América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru). Os participantes trabalham em tempo integral nas empresas entrevistadas, com mais de 1.000 funcionários.