Neste fim de semana, Salvador foi palco de um dos maiores encontros em exaltação à cultura preta que a cidade já viu. É que, em sua estreia no Brasil, o festival global multicultural Liberatum reuniu nomes influentes da comunidade, a exemplo de Angela Bassett, Viola Davis, Alcione, IZA, Majur, Seu Jorge, Taís Araújo, Lázaro Ramos, Erika Hilton e vários outros. Depois de conferir um resumão do que rolou no primeiro dia de evento, agora você acompanha os destaques deste sábado (4) e domingo (5). Veja!
LEIA MAIS:
- Palestras com Viola Davis e Margareth Menezes, homenagem à Alcione e mais do 1º dia do Festival Liberatum!
- Em Salvador para o festival Liberatum, Angela Bassett encontra Taís Araújo e dança no Ilê Aiyê
- Antes do festival Liberatum, Viola Davis encontra filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso em Salvador
- AMPLIFIKA: Spotify lança 1ª série de singles para impulsionar vozes e artistas pretos
Assim como na sexta-feira (3), o segundo dia de Festival Liberatum começou com uma feira artesanal que valoriza produções de artistas e artesãos locais e indígenas. Na sequência, o público pôde assistir às duas primeiras talks do dia. “Afroturismo – Ancestralidade, Inovação e Transformação” foi a pauta da primeira. Já a segunda, que recebeu o diretor criativo e fotógrafo Edgar Azevedo, a modelo inglesa Paloma Elsesser e o artista e ativista Teodoro, teve como tema “O Corpo como Ferramenta Política”.
Na sequência, a diversidade entrou em discussão em painel batizado de “De Quem é o Papel de Promover a Diversidade?”. Os cantores Seu Jorge e Hiran e a atriz e modelo espanhola Rossy de Palma foram as vozes que debateram sobre o assunto.
Na talk que veio a seguir, o encontro assistido pela plateia foi entre os empresários e criadores do Movimento Black Money (MBM) Nina e Alan Soares e os empreendedores e investidores Monique Evelle e Maurício Mota. Eles assumiram o painel “Liderando nos Tempos Atuais”.
Encerrando a maratona de palestras do segundo dia do evento, o pintor norte-americano Kehinde Wiley, o cineasta e escritor baiano Bernardo Conceição e o influenciador digital Bruno Rocha (Hugo Gloss) participaram da última mesa. “O Poder Transformativo da Arte” foi o tema que norteou o debate.
Já nesse domingo (5), quando ocorreu a cerimônia de encerramento do Liberatum, a artista norte-americana Angela Bassett, convidada de honra da edição, foi homenageada em plena Praça Cairu, em evento aberto ao público. Quem esteve por lá pôde assistir a performances musicais de Ground Zero Blues Club, Lazzo Matumbi, Luedji Luna, Márcio Vitor (Psirico), o bloco Ilê Aiyê, Afrosinfônica e convidados.
Veja vídeos dos shows: