#BIZ

‘Homem-Aranha’: Conheça Michael Giacchino, compositor da trilha sonora

Conheça Michael Giacchino, compositor da trilha sonora de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa. Foto: Getty Images/Divulgação

Um elemento fundamental para todo filme de sucesso: a trilha sonora. E nesse quesito, o esperado filme “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” superou as expectativas. O compositor Michael Giacchino foi o responsável pela trilha sonora da última parte da franquia Homem-Aranha.

Homem-Aranha quebra dois recordes no Brasil em menos de 24 horas

O álbum “Spider-Man: No Way Home (Original Motion Picture Soundtrack)” foi lançado pela Sony Music Masterworks e marca o retorno de Giacchico vencedor dos prêmios Oscar, Grammy e Emmy para a franquia, seguindo seu trabalho anterior em 2017, Spider-Man: Homecomin, e em 2019, Spider-Man: Far From Home.

Para a trilha sonora, Giacchino continua a construir a paisagem sônica que estabeleceu com os dois primeiros filmes, ao mesmo tempo em que aborda novos temas, resultando em uma trilha sonora expansiva, condizente com o cenário de multiverso do filme. Baseado na história em quadrinhos da MARVEL, de Stan Lee e Steve Ditko, o filme da Sony Pictures, Spider-Man: No Way Home, agora está sendo exibido exclusivamente nos cinemas.

Sobre a trilha sonora, Michael Giacchino diz: “Tem sido realmente especial fazer parte dessa viagem de três filmes com Peter Parker e nosso talentoso diretor Jon Watts. Ao longo dos filmes, Peter cresce de um adolescente típico com angústia e estranheza cotidiana que tantos de nós tínhamos naquela idade, para um jovem adulto mais confiante, que entende sua grande responsabilidade. O bônus de poder viajar e brincar com o multiverso me trouxe de volta vários anos, lembrando a todos nós o porquê amamos esse personagem em primeiro lugar. Foi uma honra adicionar ao legado do HomemAranha”.

Compositor multipremiado Michael Giacchino assina a trilha sonora de ‘Homem-Aranha: Sem Volta para Casa’. Foto: Leon Bennett/Getty Images)

Leia Mais:

Michael Giacchino: compositor multipremiado assina projetos cinematográficos populares mundialmente

O compositor Michael Giacchino possui 54 anos e traz na bagagem alguns dos projetos cinematográficos mais populares e aclamados da história recente, incluindo Os Incríveis, Coco, Jojo Rabbit, Ratatouille, Star Trek, Jurassic World, Rogue One: A Star Wars Story, Spider Man: Homecoming e Planeta dos Macacos: A Guerra. A produção de Giacchino em 2009 para o hit Up da Pixar rendeu-lhe um Oscar, um Globo de Ouro, o BAFTA, o prêmio Broadcast Film Critics ‘Choice Award e dois prêmios GRAMMY.

Giacchino estudou cinema na School of Visual Arts de Nova York. Após a faculdade, conseguiu um emprego de marketing na Disney e começou a estudar composição musical, primeiro na Juilliard e depois na UCLA. Ele passou do marketing para a produção na recém-formada divisão Disney Interactive, onde teve a oportunidade de escrever música para videogames.

Depois de se mudar para a DreamWorks Interactive, foi convidado a fazer a trilha sonora para a adaptação do videogame The Lost World: Jurassic Park. Posteriormente, Steven Spielberg o contratou como compositor e este se tornou o primeiro jogo para PlayStation a ter uma trilha sonora orquestral ao vivo, gravada com membros da Sinfônica de Seattle. Giacchino continuou a produzir a música de vários jogos, incluindo a série Medal of Honor, de Spielberg.

O trabalho de Giacchino em videogames despertou o interesse de J.J. Abrams, e assim começou seu relacionamento de longa data que levaria a trilhas para as séries de televisão de sucesso Alias e Lost, e os longas-metragens Mission Impossible IIIStar TrekSuper 8 e Star Trek Into Darkness.

Projetos adicionais incluem colaborações com a Disney Imagineering na música para Space Mountain, Star Tours (com John Williams), a atração de Ratatouille, na Disneyland Paris, e o Incredicoaster, no Pier da Pixar, na California Adventure. Giacchino foi o diretor musical do 81º Oscar.

Sua música pode ser ouvida em salas de concerto internacionalmente, com todos os três filmes de Star Trek, Ratatouille, Jurassic World, Up e Coco sendo tocados ao vivo com uma orquestra completa. Em junho de 2018, Giacchino estreou seu primeiro trabalho para a orquestra sinfônica Voyage. Encomendada pela National Symphony Orchestra e pela Cincinnati Pops Orchestra, celebra o 60º aniversário da fundação da NASA. Em julho de 2019, um terceiro movimento, Advent, foi adicionado para o 50º aniversário do pouso na lua.

Em 2019, o primeiro LP de música original de Giacchino, Travelogue Vol 1, com sua orquestra Nouvelle Modernica, descrita como uma história em música, foi lançado pela Mondo Records. A canção natalina Christmas Number One, escrita com Elyssa Samsel e Kate Anderson, foi gravada e interpretada pela banda britânica Itchy Teeth, e lançada como single especial pela Death Waltz Records.

Seus próximos projetos de filmes incluem The Batman e Jurassic World: Dominion. Giacchino faz parte do conselho consultivo da Education Through Music de Los Angeles.

Destaques

#Geek

Músicas cantadas por Olivia Rodrigo e 'N Sync concorrem ao Grammy de melhor canção escrita para mídia visual. Confira lista!

#Geek

Auli'i Cravalho está de volta como a voz da Moana. Ouça a primeira música lançada para "Moana 2"!

#Geek

Em entrevista, Tom Holland conta que dá um Google no nome da namorada Zendaya para se certificar que ela está bem.

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile