Aclamado pela crítica e bastante aguardado pelo público, “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” enfim está em cartaz nos cinemas brasileiros! Executado de maneira magistral em todos os sentidos, o filme é um verdadeiro espetáculo artístico visual que eleva o nível da franquia como um todo enquanto expande a mitologia de um personagem tão emblemático da cultura pop; além de se consagrar como uma das melhores produções do gênero de todos os tempos. Cheio de coração e humor, o longa-metragem também possui diversas referências ao longo de suas duas horas e 16 minutos de duração. Para você que planeja assistir ao título na telona, ou deseja revê-lo, nós separamos algumas delas que valem a pena ficar de olho! Confira:
> Siga o perfil do POPline Geek no Instagram para ficar por dentro das novidades!
LEIA MAIS:
- Zendaya é confirmada em “Homem-Aranha 4”, com Tom Holland
- EXCLUSIVO: produtores de novo “Homem-Aranha” falam sobre Gwen Stacy
- Quantas variantes do Homem-Aranha estão em “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”?
CUIDADO! ESTA MATÉRIA CONTÉM SPOILERS DE “HOMEM-ARANHA: ATRAVÉS DO ARANHAVERSO”!
1) Possível conexão com o MCU
Uma das primeiras referências de “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” pode ser notada logo nos minutos iniciais, durante uma cena de ação de Gwen Stacy num museu. Enquanto recebe auxílio do Homem-Aranha Miguel O’Hara e da Mulher-Aranha Jessica Drew no combate a uma versão renascentista do vilão Abutre, a jovem toma conhecimento da existência de uma sociedade de elite de pessoas-aranha de diferentes universos.
Quando demonstra interesse em fazer parte dela, Miguel diz que ela não pode se juntar à equipe. “Nem me faz lembrar do Doutor Estranho e daquele nerd lá da Terra 199999“, declara o herói. A fala estabelece uma possível conexão com o MCU ao referenciar os eventos de “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” (2021), uma vez que as histórias do Universo Cinematográfico da Marvel são ambientadas na Terra-199999; de acordo com um livro do estúdio publicado em 2018. Contudo, até hoje a numeração oficial do universo onde acontecem os eventos de títulos como “Homem de Ferro“, “Pantera Negra” e outros não foi definida, gerando debates entre os fãs. Em “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” (2022), por exemplo, a terra do MCU é chamada de 616. E aí, qual será a numeração certa?
2) Banksy
Ainda na sequência do museu, as interações entre universos alternativos causam anomalias no entorno do espaço cultural. É então que um cidadão na rua, ao observar tais estruturas, afirma que se tratam de uma obra de Banksy. Também mencionado em “Homem-Aranha no Aranhaverso” (2018), Banksy é um artista de rua britânico cujas intervenções causam impacto e despertam atenção aonde são exibidas. Assim como super-heróis da ficção, ele nunca mostrou sua verdadeira identidade ao público, o que de certo modo explica ser mencionado num filme do gênero!
3) Venom
Um dos vilões mais icônicos do Homem-Aranha, que inclusive possui sua própria franquia de filmes na Sony Pictures, também é referenciado em “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso“. Ou quase! Quando o misterioso Mancha está explorando os limites de suas habilidades, ele interage com diferentes universos e criaturas; incluindo uma mulher da Terra-688. Ela é ninguém mais, ninguém menos que a Sra. Chen, dona de um mercadinho frequentemente visitado por Eddie Brock, o Venom (interpretado por Tom Hardy)! A cena é rápida e não mostra o simbionte, mas serve como easter-egg para os fãs!
4) Donald Glover
Ao chegar na grandiosa sede da Sociedade Aranha, Miles Morales é levado para um tour pelas instalações do espaço, guiado por Gwen Stacy e Punk-Aranha. Em determinado momento, eles passam por uma área onde diferentes vilões estão capturados, aguardando serem enviados de volta para seus respectivos universos. Entre os criminosos está uma versão do Gatuno interpretada pelo ator Donald Glover!
Diferente da primeira e última vez que ele apareceu nas telonas ao lado do amigão da vizinhança, em “Homem-Aranha: De Volta ao Lar” (2017), aqui ele está trajado com o clássico uniforme do personagem. O ator ainda aparece uma segunda vez, mas na mesma situação de aprisionamento.
5) Andrew Garfield, Tobey Maguire e muito mais
Ainda na Sociedade Aranha, o espectador é bombardeado com diversas notas do editor, comumente vistas em histórias em quadrinhos. Elas trazem informações das mais diferentes versões do super-herói que surgem na telona, e valem a pena serem lidas! Como se isso não fosse suficiente, mais adiante há uma cena onde podemos ver as versões live-action do Homem-Aranha interpretadas por Andrew Garfield e Tobey Maguire.
Quando Miguel O’Hara explica conceitos temporais canônicos e constantes nos diferentes universos, exemplos são exibidos para o público. A morte do Tio Ben do Homem-Aranha de Tobey, e o falecimento do Capitão Stacy da Polícia de Nova York ao lado do Homem-Aranha de Garfield são reprisadas, estabelecendo assim mais conexões com as antigas produções do personagem e tecendo uma grande teia multiversal. Ainda que não sejam inéditas, tais referências ainda emocionam os fãs.
Bem, estas foram apenas algumas das várias referências presentes em “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”. Para falar de todas, seria preciso um livro!
Dirigido por Joaquim Dos Santos, Kemp Powers e Justin K. Thompson, o filme dá sequência aos eventos vistos na animação vencedora do Oscar lançada em 2018. Vai assistir?