A lista de indicações ao Grammy 2023, divulgada nesta terça-feira (15), trouxe uma surpresa para o público brasileiro: Anitta foi indicada pela 1ª vez! Ela concorre na categoria “Best New Artist (Artista Revelação)“. A 65º cerimônia da premiação só será ano que vem, mas já estamos ansiosos pelo resultado…
LEIA MAIS:
- Forbes aposta em Anitta para “Artista Revelação” no Grammy 2023
- Grammy Latino: Anitta, Luis Fonsi, Thalia e Laura Pausini apresentarão o prêmio
- Anitta ganha página inteira na Billboard com campanha para o Grammy
- Grammy Awards: Gravadora submete Anitta à 13 categorias da premiação
A cantora Olivia Rodrigo anunciou a categoria, onde a voz de “Envolver” concorre com Omar Apollo, DOMi & JD Beck, Muni Long, Samara Joy, Latto, Måneskin, Tobe Nwigwe, Molly Tuttle, Wet Leg.
Com isso, Anitta se torna a segunda mulher brasileira a ser indicada ao Grammy na categoria “Best New Artist”. Além dela, outros três brasileiros também foram reconhecidos nesta categoria: Astrud Gilberto (1965), Tom Jobim (1965) e Eumir Deodato (1974).
Ou seja, a cantora é a primeira brasileira indicada em uma categoria principal em 48 anos!
Por que ‘Revelação’?
A categoria que Anitta entrou também despertou uma certa curiosidade. Por que ela, com mais de 10 anos de carreira, está como ‘Revelação’ no Grammy?
De acordo com as regras, estão neste grupo os artistas “cujas versões do ano de elegibilidade alcançaram um avanço na consciência do público e impactou notavelmente o panorama musical“.
O elemento primordial a considerar nesta categoria é a performance do artista. Nesse sentido, os Comitês de Triagem determinam se o cantor ou cantora havia alcançado um avanço ou proeminência antes do ano de elegibilidade.
Ou seja, o sucesso estrondoso que foi o hit “Envolver” a projetou diretamente para a indicação à premiação. A música que fez história pegando o #1 do Spotify Global e também ganhou o certificado de 9x platina latina pelo RIAA (Recording Industry Association of America). Isso significa que 540,000 cópias equivalentes foram vendidas nos Estados Unidos.
Web comemora indicação
Nas redes sociais só se fala dela! Apesar de faltar cerca de três meses para o resultado, o público comemorou a indicação como uma vitória para a brasileira. Confira as reações:
A Anitta já tinha avisado a gente e agora ela é indicada ao Grammy. Que orgulho dela! ❤️ pic.twitter.com/Wx5aVRU3bV
— PEDRAO (@Itspedrito) November 15, 2022
Pra quem é fã desde 2012 dessa MULHER sabe que ela venceu mesmo. #GRAMMYs #Anitta
— Luiz Amaro (@_lulupomerania) November 15, 2022
espero tanto que a Anitta vença meu deussss
— portal jureminha (@chryszsz) November 15, 2022
No palco montado pelo Grammy você sempre foi primeiro lugar, Anitta
— Acervo Rhaenyra (@nocumproasmeta1) November 15, 2022
agora repitam comigo com a voz bem aveludada "ANITTA É A MAIOR ARTISTA DA DÉCADA". É isso, um beijo da Anitta! #GRAMMYs pic.twitter.com/YzUYdI0nsA
— Geovane (@Eigeovanelima) November 15, 2022
LEIA MAIS:
- EMA 2022: Anitta leva para casa o prêmio de Melhor Artista Latino
- Vencedora, Anitta revela motivo de ausência no EMA 2022
- Vem performance! Anitta estreará no palco do AMA com “Lobby” e “Envolver”
Quando será o Grammy 2023?
A grande cerimônia do 65º Grammy Awards, aonde serão entregues os prêmios, está marcada para 5 de fevereiro de 2023, na Crypto.com Arena, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Vale destacar que o POPline estará fazendo a cobertura completa e ao vivo do evento mais importante da música mundial.
Vale destacar que esta edição da premiação teve seu prazo para a submissão dos projetos encerrado no último dia 30 de setembro. Além disso, com o retorno e lançamento de trabalhos inéditos de alguns dos artistas mais prestigiados da indústria, a distribuição dos gramofones foi um tanto quanto acirrada.