in

História: há dez anos, Rihanna dominava as paradas com “Umbrella”


Ella, ella, ê, ê. Só não lembra de “Umbrella” quem não era nascido naquele outono de 2007. Em junho daquele ano, só dava aquela tal de Rihanna! A cantora já vinha de uma sequência de hits desde 2005 – “Pon de Replay”, “SOS”, “Unfaithful”, “Break It Off” – mas “Umbrella” se tornou seu maior sucesso até então. A música tirou “Makes Me Wonder” do Maroon 5 do topo da parada Billboard Hot 100 e permaneceu na liderança por sete semanas seguidas.

Primeiro single do “Good Girl Gone Bad”, “Umbrella” trazia Rihanna cantando ao lado do chefinho Jay Z, que assina a composição com Kuk Harrell, Tricky Stewart e The-Dream. Uma curiosidade? A música foi originalmente entregue para Britney Spears, mas sua gravadora rejeitou. Com Rihanna, foi eleito o melhor single de 2007 pela revista Entertainment Weekly. Foi nº1 em diversos países. Rendeu certificado de 8x platina na Espanha, 6x platina nos Estados Unidos, 5x platina na Austrália, 2x platina na Dinamarca e na Suécia, e platina na Bélgica, no Brasil, na Finlândia, na Alemanha, na Nova Zelândia e no Reino Unido. E quanto ela começou a turnê mundial do “Good Girl Gone Bad” e a produção vetou a entrada do público com guarda-chuva, por motivos de segurança? Rendeu o maior zumzumzum. Todo mundo queria abrir guarda-chuva na performance dessa música!

Remixes, não faltaram. A música também entrou no game “Just Dance” e no livro “The Casual Vacancy” de J. K. Rowling. Tão em alta, Rihanna cantou “Umbrella” no VMA (em performance dividida com “Kiss Kiss” do Chris Browm) e no BRIT Awards. Relembre:

O clipe, aliás, rendeu dois VMAs para a cantora, incluindo o de vídeo do ano. Ela também ganhou dois Billboard Music Awards pela canção e o mais importante: o Grammy de melhor colaboração rap. Foi o primeiro dos oito Grammys da carreira da popstar.

Como todo bom hit, “Umbrella” ganhou incontáveis releituras. Bandas como McFly, All Time Low, OneRepublic, Boyce Avenuee Vannila Sky fizeram covers da música. Ela também ganhou uma performance na extinta série “Glee”, com vídeo de 13,2 milhões de visualizações no Youtube. A versão da série entrou no álbum “The Complete Season Two”. Confira:

Bons tempos.