in

Head da Amazon Music Brasil fala sobre novas experiências em conteúdo da plataforma

Bruno Vieira, Head Amazon Music Brasil
Foto: Felipe Gabriel/Divulgação

A Amazon Music no Brasil anunciou há pouco tempo o lançamento da iniciativa global “[RE] Discover”, com o objetivo de homenagear o trabalho de grandes nomes da música que definiram gêneros musicais. O projeto inclui o lançamento de um episódio mensal do podcast [Re] Discover, bem como novas playlists mensais homenageando vários gêneros musicais brasileiros.

O POPline.Biz é Mundo da Música bateu um papo com Bruno Vieira, Head of Amazon Music no Brasil, para entender o momento em que a empresa está vivendo e sobre o investimento em uma iniciativa que visa promover a descoberta de usuários em estilos musicais. O executivo revelou que, atualmente, o panorama musical dos catálogos é um vasto mar de artistas e música, o que pode tornar difícil a navegação para os usuários.

Para ele, o “[RE] DISCOVER simplifica, organiza, concentra, seleciona e recomenda artistas e música para os nossos clientes. A iniciativa defende, celebra e perpetua uma das experiências mais emocionantes e recompensadoras do ambiente de streaming – a descoberta ou redescoberta de boa música”.

De acordo com Bruno, além de exaltar um ritmo musical genuíno brasileiro, o novo podcast da plataforma tem um formato de narrativa que ilustra a relevância e as curiosidades sobre o artista selecionado, no contexto do período político-cultural, e como isso afetou as obras criadas por ele. “Para incentivar ainda mais os novos fãs a descobrir ou redescobrir cada artista, o podcast é acompanhado por uma lista de reprodução [RE] DISCOVER que abrange grandes sucessos da carreira do homenageado”, revela.

Investimento em conteúdo

Recentemente a Amazon anunciou que fechou um acordo para adquirir a Wondery, editora de podcast inovadora com um histórico de criação e produção de primeira linha. “Com a Amazon Music, o Wondery será capaz de fornecer ainda mais conteúdo inovador e de alta qualidade e continuar sua missão de levar um mundo de entretenimento e conhecimento para seu público, onde quer que eles ouçam”, revelou a gigante do comércio eletrônico ao anunciar o acordo.

A aquisição faz parte da estratégia da Amazon para monetizar a corrida do ouro do podcast – e acompanhar o avanço do Spotify no podcasting. Porém, Bruno revelou que este projeto é algo separado da novidade sobre a Wondery. “[RE] DISCOVER é uma continuidade da estratégia da Amazon Music de criar conteúdo original para cativar os nossos clientes por meio de novas histórias, ângulos, experiências de áudio e vídeo, aproximando ainda mais nossos assinantes de seus ídolos por meio de conceitos originais”, conta.

“Na Amazon Music queremos celebrar os ritmos locais, que são uma parte do cotidiano de todos, e, no [RE] DISCOVER, destacaremos um gênero musical diferente a cada mês. A seleção dos ritmos é baseada na relevância local, nas preferências dos clientes da Amazon Music ou nos gêneros vinculados a épocas específicas, como Carnaval e Samba ou Festa Junina e Forró”, conta o head.

Vale destacar que, o lançamento do serviço de podcast da plataforma no Brasil só aconteceu em novembro de 2020 – ano em que o áudio teve um boom e que as grandes empresas do setor investiram em inovação e criação de novos conteúdos proprietários.