Foto: Divulgação
in

Hans Zimmer e BMW criam som que melhora sensação ao dirigir

A proposta da parceria foi criar um som que proporciona mais prazer e intensifica a emoção no contato do carro com a pista.

A BMW, empresa automotiva, anunciou uma nova parceria do Diretor Criativo de Som do BMW Group, Renzo Vitale com Hans Zimmer, conhecido por ser um dos compositores de trilha sonoras para filmes mais premiado da história da Academia de Cinema do Oscar, para desenvolveram uma experiência auditiva para os modelos elétricos da marca, o BMW i4 e BMW iX – que chegam ao mercado em breve.

A proposta é criar um som que proporciona mais prazer ao dirigir e intensifica a emoção no contato do carro com a pista. Ambos já haviam desenvolvido juntos o som de condução para o BMW Vision M NEXT 2019 e para o BMW Concept i4 2020.

Segundo a empresa, por meio do BMW IconicSounds Electric, é possível receber feedback acústico a cada movimento do acelerador. Com modos de condução selecionáveis, o som acompanha as preferências de condução do motorista e permite acessar um timbre transparente, com componentes esféricos que transmitem o caráter básico de um modelo BMW elétrico, além de uma atmosfera mais agradável criada inicialmente no modo COMFORT do BMW i4.

Foto: Divulgação

Quando o motorista pisa no acelerador, a relação direta entre como o carro está sendo dirigido e os sons que ele faz é imediatamente revelada: a experiência sonora se aprofunda com o aumento da carga no acelerador e na velocidade.

No modo SPORT, o espectro auditivo do carro, por exemplo, é mais dominante e poderoso, com o som fornecendo um ruído constante da situação de condução. Os processos do sistema de acionamento são registrados em milissegundos da ação de aceleração, das alterações de carga ou de recuperação, com um acompanhamento acústico adequado.

Somente quando o veículo está se deslocando no modo ECO PRO, o feedback acústico é reduzido a zero. Aqui, o silêncio do sistema de direção ressalta a decisão do motorista de adotar um estilo de condução ultra eficiente.

Na versão desenvolvida para os modelos elétricos da linha BMW M, o som de condução do BMW i4 é carregado de energia extra. Somado a isso, a diferença entre os modos COMFORT e SPORT é mais forte. No geral, a nota da unidade de potência exibe um perfil sônico menos harmonioso, porém, mais técnico, e a aceleração desencadeia uma intensa trilha sonora, refletindo no desempenho do carro.

O IconicSounds Electric vem como padrão no BMW iX e pode ser escolhido como uma opção para o BMW i4 a partir de 2022. A nova funcionalidade inclui um som “pronto para dirigir” e um som de “parada”, além de um “som de condução”. Caso o usuário prefira, em carros com datas de produção anteriores, os novos sons poderão ser importados por meio da atualização remota do software (RSU).

Confira com foi o processo criativo:

Escrito por Rafa Ventura

Exclusivo! Confira detalhes do novo feat de Big Up e Melim: “Pequena”

Luísa Sonza: “vocês só vão me escutar por meio da música”