Nesta terça-feira (4), Halsey foi parar no trending topics do Twitter após lançar “The End”. O single, que abre a divulgação de seu novo álbum, fala sobre as doenças e medos enfrentados nos últimos anos. Assim como Lady Gaga, Selena Gomez , ela foi diagnosticada com lúpus.
LEIA MAIS:
- Halsey assina contrato com a Columbia Records
- Katy Perry e Lady Gaga podem repedir marco histórico do pop em agosto
- Selena Gomez planejava adotar um bebê até conhecer Benny Blanco
Além da música, Halsey também postou uma série de vídeos em seu Instagram. Na maioria dos registros ela aparece fazendo tratamento em hospitais. Como legenda, a cantora escreveu:
“Para encurtar a história, tenho sorte de estar viva. Para encurtar a história, escrevi um álbum”.
O que é o lúpus?
O lúpus é uma doença autoimune que faz com que as células de defesa do corpo humano ataquem as saudáveis. Isso pode provocar uma inflamação dolorosa nas articulações, pele, olhos, cérebro, rins, pulmões e coração.
Geralmente é causado por mutações genéticas ocorridas durante o desenvolvimento do feto no útero, mas não é contagioso, então não pode ser transmitido de pessoa para pessoa. A doença também pode ser desenvolvida durante a vida adulta com exposições prolongadas ao sol, por meio de infecções virais, uso indiscriminado de medicamentos ou ainda devido a alterações hormonais, como as ocorridas na puberdade, gravidez e menopausa.
Como é feito o diagnóstico de lúpus?
O diagnóstico de lúpus é raro, mas acomete mais mulheres jovens entre 14 e 45 anos, cujos sintomas tendem a aparecer desde o momento do nascimento, após o uso de medicamentos e/ou infecções.
Existe uma cura para o lúpus?
A doença não tem uma cura, mas pode ser tratada a vida inteira com o acompanhamento de um reumatologista, que prescreverá as melhores maneiras de cuidado para ajudar na qualidade de vida do paciente.
Vale dizer que o conhecimento sobre lúpus tem se disseminado com a ajuda de personalidades que têm a doença. Lady Gaga, por exemplo, revelou seu diagnóstico em 2010 e viveu seu momento mais crítico sete anos depois, quando desenvolveu fibromialgia — enfermidade reumatológica que afeta a musculatura, provocando fortes dores. Foi nessa época que ela cancelou o show do Rock in Rio.
Já Selena Gomez descobriu que tinha lúpus em 2013 e se submeteu a um processo de quimioterapia, além de precisar enfrentar um transplante de rim em 2017. As duas vira e mexe estão envolvidas em projetos e eventos beneficentes.
Outros nomes como Astrid Fontenelle, Michael Jackson, Toni Braxton, Kim Kardashian e Seal também foram diagnosticados com lúpus.