No dia 3 de agosto de 2017, há exatamente 2 anos, Camila Cabello lançava “Havana”, assim como “OMG”. A primeira, no entanto, foi a que mais se destacou. Essas duas músicas foram lançadas de maneira despretensiosas e, na época, nem foram tratadas como single. Mas “Havana” começou a fazer seu trabalho sozinha, inicialmente se destacando nas plataformas de streaming. Com isso, não deu pra ignorar o fato de que essa era a música certa para alavancar a carreira da cantora, que tinha acabado de sair do Fifth Harmony e não tinha encontrado a fórmula certa para seu projeto solo, já que o single anterior, “Crying in The Club”, teve um desempenho mediano.
O desempenho de “Havana” foi fenomenal. Chegou ao primeiro lugar das paradas oficiais dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, Argentina, República Checa, França, Israel, México, Filipinas, Portugal, Escócia, Eslovênia, Uruguai, só pra citar alguns… Só nos Estados Unidos, passou 23 semanas no top 10 e tem certificado de 7 vezes platina.
Com o clipe lançado de forma tardia, o maior número de reproduções foi obtida pelo áudio no YouTube, já passando de 1,5 bilhão e sendo o áudio com mais views na plataforma.
O clipe ganhou o VMA de “clipe do ano” em 2018, assim como no MTV Europe Music Awards. Foi indicada ao Grammy em Best Pop Solo Performance, mas acabou não levando.
A parceria com Young Thug tem composição dos próprias artistas em parceria com Brittany Hazzard, Ali Tamposi, Brian Lee, Andrew Watt, Pharrell Williams, Louis Bell e Frank Dukes. A ideia foi abraçar a descendência cubana de Camila, o que deu muito certo! Uma música que entrou pra história!