in ,

Há 15 anos, Rihanna surgia com “Pon De Replay”


Rihanna lançou seu primeiro single há 15 anos e de lá para cá foi só sucesso! (Foto: Getty Images/Uso Autorizado POPline)

Há exatos 15 anos, surgia um hino e um ícone Pop. Foi em 24 de maio de 2005 que Rihanna lançou “Pon De Replay e iniciou uma das carreiras mais bem sucedidas do mundo Pop até aqui.

“Pon de Replay” foi o single de estreia de Rihanna, gravada para seu primeiro álbum “Music of the Sun”.

A música foi composta e produzida por Vada Nobles, Evan Rogers e Carl Sturken, com ajuda de Alisha Brooks na letra.

Início da carreira

Antes de assinar contrato com a Def Jam Recordings, Rihanna foi descoberta em seu país natal, Barbados, pelo produtor Rogers, que a ajudou a ir para Nova York.

O lançamento de “Pon De Replay” ocorreu em 24 de maio de 2005, nos Estados Unidos, em disco de vinil.

Nas rádios, ela só começou a tocar quase um mês depois, em 14 de junho. Em seguida, foi lançada na loja digital iTunes, em vários países – incluindo o Brasil -, em 22 de agosto.

O clipe, dirigido por Little X, foi lançado em julho de 2005. Já a versão em CD só chegou mais tarde, em outubro.

Na época, a música recebeu elogios da crítica e teve um desempenho comercial positivo. Ela chegou à segunda posição da Billboard Hot 100 dos Estados Unidos, por exemplo.

Relembre “Pon De Replay”

54 milhões de discos vendidos e vários prêmios

De lá para cá, Rihanna lançou “A Girl like Me”, “Good Girl Gone Bad”, “Rated R“, “Loud”, “Talk That Talk” e “Anti”. A cantora vendeu mais de 54 milhões de discos e 210 milhões de singles.

Rihanna conseguiu colocar 14 singles no topo da Billboard Hot 100, entre eles “SOS”, “Umbrella”, “Take a Bow”, “Disturbia”, “Live Your Life”, “Rude Boy”, “Love the Way You Lie”, entre outras.

Na carreira, ela ainda ganhou nove Grammy, quatro VMA, dois EMA, vinte e dois BMA, quatro WMA, entre outros.

Rihanna, como os Beatles e Elvis Presley, bateu o recorde de liderar as paradas do Reino Unido em sete anos consecutivos, com sete músicas diferentes. O recorde foi atingido na primeira semana de novembro de 2013.

A cantora também teve passagens pelo cinema. Em um dos filmes mais recentes, ela atuou ao lado de estrelas como Sandra Bullock, Cate Blanchett, Helena Bonham Carter e Anne Hathaway.

Em junho de 2019, a revista Forbes anunciou que Rihanna se tinha tornado a cantora mais rica do mundo, com uma fortuna avaliada em torno de 600 milhões de dólares.