Há exatamente um ano, a Organização Mundial da Saúde classificava a Covid-19 como uma pandemia em escala global. E no universo pop, Cardi B foi a primeira grande estrela a falar sobre o coronavírus em um vídeo pra lá de cômico, apesar das notícias serem apavorantes até então.
Naquele 11 de março de 2020, o Brasil chegava à marca de 52 casos confirmados da Covid-19. E pouco se sabia sobre a doença de fato.
Passado este tempo, são 11,2 milhões de casos confirmados e mais de 270 mil mortes. Números que poderiam ser abreviados se as decisões do governo brasileiro seguissem o que outros países fizeram. Porém o negacionismo e o posicionamento antivacina deixaram o país para trás e apenas 4% recebeu a primeira vacina até o momento.
À época, o POPline foi o primeiro veículo nacional a republicar o vídeo de Cardi B legendado. Relembre este momento triste da nossa história, mas que marcou os acontecimentos pop em 2020:
“Governo! Deixa eu falar, seus filha da P*ta. Eu não sei do que se trata essa porra de Coronavírus. Eu não entendo como essa merda era de Wuhan, China, e agora, de repente, essa merda está em turnê pelo mundo. Deixa eu te dizer uma coisa para vocês. […] Eu tô com medo, tô com um pouco de medo. Essa m***a tá me deixando em pânico. Vocês ficam aí enviando figurinhas. RIRIRI. Muitos de vocês, filhos da put*, acham que é uma brincadeira como eu estava pensando mas essa merda aí, só porque você acha que é mutante. Adivinha o quê? Seu bolso não é, p***a! Muita merda vem da porra da China. Se você está se perguntando por que seus pacotes da Fashion Nova não chegaram… Adivinha? Coronavírus! Coronavírus! Estou lhe dizendo que essa merda é real”, disse Cardi B no vídeo.